Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Evento realizado em parceria com a FUNBAMA aconteceu neste dia da Árvore (21/9) e contou com a participação de cerca de 780 estudantes

Publicado em 21/09/2018 Editoria: Meio Ambiente Comente!


"Grande ou pequena, para sombra, ornamentação ou frutífera, as árvores são sempre bem-vindas, adote a sua!" foi a mensagem do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para os moradores de Braço do Norte no dia da Árvore (21/9). O MPSC participou do evento "Boas práticas de plantio e de Cultivo", organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte (FUNBAMA) e realizado na Praça Padre Röer.

Cerca de 780 estudantes da rede municipal, estadual e particular participaram de dinâmicas em sala de aula relacionadas ao Programa Cultivando Atitudes, que leva noções de cidadania para jovens em todo Estado. Em seguida, os alunos participaram do encontro do Dia da Árvore, no qual receberam os kits do Programa, que ajudam a fixar o conteúdo discutido.

Os kits são compostos por uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders, um estojo e um lápis. Na lateral de cada lápis, há frases motivacionais com incentivo às boas práticas, já, em uma das pontas, sementes de árvores frutíferas que podem ser plantadas, após os alunos utilizarem o lápis.

Durante a tarde, as centenas de crianças com idades entre 8 e 12 anos interagiram e visitaram um estande do MPSC, onde receberam seus certificados e kits. "O dia de hoje foi muito mais do que eu consigo adjetivar. As crianças estavam felizes e motivadas. Essa é uma idade na qual conseguimos plantar uma boa ideia e, portanto, esse tipo de ação é fundamental já trabalhamos antes de qualquer atividade nociva", explica o Promotor de Justiça Carlos Alberto da Silva Galdino sobre a importância do evento na conscientização dos estudantes.

Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, criado em 1965 com o objetivo de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos, a FUNBAMA distribuiu cerca de 600 mudas de árvores aos moradores do município. Cada muda foi cadastrada no nome de quem a levou para casa e assim será possível acompanhar o desenvolvimento da árvore.

Durante o evento, também foram plantados dois ipês-amarelos em um ato simbólico pela proteção do meio ambiente e cultivo de boas atitudes. As árvores foram colocadas na praça principal da cidade e levam a logo do MPSC.

Ipira recebeu o Programa Cultivando Atitudes

O Promotor de Justiça Elias Albino de Medeiros Sobrinho apresentou o programa Cultivando Atitudes para alunos da Escola Básica Municipal Hedi Klein Marzenbacher, em Ipira. O objetivo do encontro foi abordar com os alunos temas atuais, como crimes ambientais, tráfico de drogas, falta de acesso à saúde e sonegação de impostos. A visita aconteceu na última sexta-feira (14/9).

Durante o encontro, os estudantes participaram de uma dinâmica em sala de aula, na qual receberam um kit composto por uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis. Para concluir, os alunos leram em voz alta as frases de incentivo à cidadania contidas nos lápis e receberam explicação do Promotor de Justiça.

Para o Promotor de Justiça Elias Albino de Medeiros Sobrinho, a experiência foi excelente para o conhecimento dos alunos. "A maioria dos alunos não sabia o papel do Ministério Público e não tinha conhecimento acerca das atividades que um Promotor de Justiça desenvolve. Ainda assim, demonstraram muito interesse sobre a Instituição e, especialmente, sobre o que poderiam fazer para tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor", afirmou.

Programa

O Cultivando Atitudes é considerado uma ampliação do projeto "Conhecendo o MPSC", lançado em 2013 e que tinha como foco apresentar a Instituição por meio de uma cartilha. Porém, além de apresentar o MPSC, a iniciativa surgiu da ideia de criar um programa que envolvesse crianças e adolescentes e fosse voltado para o fortalecimento da honestidade nas relações interpessoais, construção da cidadania e prevenção da corrupção.

Elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO), com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o programa estimula Membros do MPSC a interagirem com estudantes e transformarem a sociedade, com informação, educação e muito entusiasmo.

A participação no Programa Cultivando Atitudes é voluntária e pode ser solicitada tanto pela escola/instituição quanto pelo Promotor ou Procurador de Justiça. Para participar, é só preencher o formulário no site do MPSC e aguardar!

› FONTE: FlCoordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

Comentários