Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jornalista Katherine Funke lança livro nesta quinta-feira em Florianópolis

Publicado em 18/09/2018 Editoria: Cultura Comente!


 

"Sem pressa" reúne reportagens sobre ofícios que levam em consideração a passagem do tempo. Lançamento será no dia 20 de setembro, às 20h30, no bar Tralharia

 

A jornalista, editora e escritora Katherine Funke lança em Florianópolis, nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, o livro "Sem pressa". Com 116 páginas, a obra traz sete reportagens escritas com recursos literários sobre ofícios que, de algum modo, levam em consideração a passagem do tempo: fabricar pandeiros artesanais ou fotografar animais na África, por exemplo.

 

O evento será no bar Tralharia (rua Nunes Machado, 104, centro) a partir das 20h30. O projeto de circulação do livro prevê ainda uma oficina gratuita de criação literária e uma sessão de autógrafos em outubro, no Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, com data e horário ainda a serem definidos.

 

"Sem pressa" tem distribuição gratuita. Produzido com Bolsa Funarte de Criação Literária, o conteúdo chega ao público em tiragem de 500 exemplares e com ilustrações da joinvilense Meryl Dith. O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

 

O livro foi escrito por Katherine Funke quase oito anos atrás e seguiu amadurecendo ao longo do tempo. "As histórias ficaram fermentando como um bom vinho", diz a autora. "Relendo os textos, percebi que essa demora para lançar em livro fez decantar os sentidos, os significados e as potências de cada narrativa."

 

Belas histórias

"Sem pressatraz sete histórias: a trajetória da Oficina de Pandeiros de Tamima Brasil; a percepção de Stella Caymmi, neta de Dorival Caymmi, sobre a velocidade do tempo; a aventura cósmica dos chocolates produzidos, do cacau à barra, pela Amma Chocolate; o dia a dia do restaurante slow food de Patricia Helena Dias; a lenta restauração de objetos de cerâmica recuperados em navios naufragados pelo Museu Náutico da Bahia; um perfil do fotógrafo Christian Cravo, logo depois de seu retorno da África, após um período no Haiti, e outro do cineasta Bernard Attal, diretor de "A Coleção Invisível", filme baseado em um conto de Stefan Zweig.

O prefácio da publicação é da jornalista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Nadja Vladi e orelha assinada pelo escritor e editor Daniel Rosa dos Santos. O design é de Pierre Themotheo e as traduções de poesias de Charles Baudelaire foram feitas pelo escritor Flávio Dias.

Nascida em Joinville e radicada em Salvador no período 2003-2013, Katherine voltou a Santa Catarina para escrever o romanceViagens de Walter em projeto de residência artística selecionado pela Bolsa Interações Estéticas, da Funarte. De volta à cidade natal, fundou a Micronotas no ano passado e segue publicando projetos autorais, como o livro de poesias "Lucida Sans", lançado em tiragem artesanal limitada, e o conto "Coração de galinha", cuja versão em alemão foi publicada pela editora Klaus Wagenbach, de Berlim.

 

FICHA TÉCNICA

Obra: "Sem pressa"

Autora: Katherine Funke

Prefácio: Nadja Vladi

Texto da orelha: Daniel Rosa dos Santos
Editora: Micronotas
Design: Pierre Xavier Themotheo

Ilustrações: Meryl Dith

Características: 116 páginas

Distribuição: gratuita

Tiragem: 500 exemplares

 

SERVIÇO

O quê: lançamento do livro "Sem pressa"

Quando: 20 de setembro (quinta-feira), às 20h30

Onde: bar Tralharia, rua Nunes Machado, 104, centro

Quanto: Gratuito

 

› FONTE: Graziela Lindner

Comentários