Para o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, a obra traz dignidade para os moradores da localidade - crédito: Ricardo Farias
O calçamento das vias era aguardado há 20 anos pela comunidade
Para os moradores das ruas Manoel João Lopes e Cyrino Justino da Silva tarefas do dia a dia, como fazer compras, sair com os filhos e ir ao médico, era uma dificuldade. Sem calçamento e localizadas em uma área íngreme, o acesso era complicado, principalmente em dias de chuva. Agora, esta realidade ficou para trás. A prefeita Adelina Dal Pont e o vice-prefeito José Natal Pereira inauguraram, no último sábado (7), a pavimentação das duas vias, que fazem a ligação entre os bairros Forquilhinha e São Luiz.
Natal, que também é o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, destacou que a obra era aguardada há quase 20 anos pelos moradores. Contou que, durante a campanha eleitoral, ele e Adeliana estiveram na comunidade e o carro em que estavam não conseguiu subir o morro.
“Essa obra traz dignidade para as pessoas. Geralmente, a pavimentação é realizada em locais de maior visibilidade, mas priorizamos essa localidade porque sabemos o que esta obra significa para os moradores. Da mesma forma, em breve vamos entregar obras no Horto e Vila Formosa”, antecipou.
Para marcar a entrega das ruas, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer promoveu uma ação para a comunidade. Durante toda a manhã, as crianças se divertiram com pipoca, cama elástica, piscina de bolhinha e oficia de pintura facial. Além dos secretários municipais, os vereadores Orvino Coelho de Ávila e Túlio Maciel representaram a Câmara Municipal. “Quero parabenizar a Adeliana e o Natal pela coragem de assumir esta obra que traz cidadania para esta comunidade”, afirmou Túlio Maciel.
A prefeita Adeliana Dal Pont lembrou que esta foi uma das poucas obras de pavimentação que a Prefeitura realizou este ano. Segundo a prefeita, devido às dificuldades orçamentárias, a prioridade foi realizar investimentos na Educação e na Saúde.
“Mas esta obra a gente não podia adiar mais, porque vocês nos disseram o quanto isso era importante. E não tem coisa melhor do que usar a caneta para melhorar a vida das pessoas”, destacou. Com a pavimentação entregue, a prefeita e o vice anunciaram que vão tentar buscar que seja criada uma linha de ônibus para atender a comunidade.
Morador da comunidade há 19 anos, Aldori de Jesus da Silva confirma que a obra era muito aguardada. Ele lembra que, antes da pavimentação, toda atividade era complicada e qualquer deslocamento tinha que ser planejado com antecedência. “Eu comprava material para reformar minha casa e a empresa dizia que não podia vir até aqui para fazer a entrega. Ultimamente nem a polícia estava vindo mais aqui. Eu cheguei a ficar um ano sem tirar o carro da garagem, porque era sair para o carro estragar. Agora tudo vai ficar mais fácil”, conta.
Para Jorge Luiz da Silva, que mora no local desde a infância, o acesso para os moradores era realmente muito difícil, especialmente para pessoas de idade e deficientes. “A obra é um verdadeiro presente de Natal”, resume. A pavimentação das ruas representou um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões pela Prefeitura. A rua Manoel João Lopes recebeu, na parte alta do morro, pavimento rígido em concreto armado e no restante da rua e transversais pavimentação com lajota. Já na rua Cyrino Justino da Silva, também conhecida como Rua da Chácara, foi realizada drenagem e pavimentação asfáltica.
› FONTE: Prefeitura de São José