Como manter os novos e habituais clientes do seu restaurante sempre satisfeitos, e ainda conseguir criar promoções e meios de divulgar o negócio sem perder qualidade? Primeiro, saiba que isso é possível, bastando alguns cuidados pontuais.
Qualidade é o item principal
Primeiro, invista em divulgação. E investir não significa gastar rios de dinheiro. Hoje, as atuais plataformas permitem gastos muito menores e resultados muito melhores com marketing. Utilizar as redes sociais a favor do seu empreendimento é uma forma de se destacar e se diferenciar.
No entanto, o primeiro cuidado a ter é a forma como se comunicar para atrair a clientela e manter os clientes que já frequentam o local. A velocidade das informações nos tempos atuais é imensa, e qualquer deslize, falha ou problemas no trato com o público podem acabar com a imagem do negócio para sempre. Por isso, sempre busque auxílio de um profissional ou uma agência especializada. O retorno certamente será muito mais concreto.
Porém, para divulgar massivamente o negócio e obter retorno, é preciso oferecer qualidade aos clientes. De nada adianta investir em marketing e atrair mais pessoas se elas chegarem e não gostarem do que há para ser oferecido a elas.
Foque na qualidade do seu produto. Seja crítico com as instalações do seu empreendimento: dos gás para restaurante à decoração do salão, tudo deve funcionar da melhor maneira de forma a oferecer ao cliente agilidade, excelência e sabor.
Que tal pensar em reformular seu cardápio? Muitas vezes, o estabelecimento acaba oferecendo um número muito grande de opções e isso pode significar mais gastos com insumos que pouco são utilizados (como em pratos que raramente são pedidos) e até mesmo queda na qualidade do preparo. Busque a ajuda de um especialista para otimizar os produtos oferecidos conforme os insumos mais utilizados. Isso reduz as despesas e aumenta a produtividade - e a qualidade.
Atendimento é a cereja do bolo. Por mais que você consiga atrair mais consumidores e tenha produtos de qualidade para oferecer, um atendimento ruim pode acabar causando o efeito contrário e afastar os clientes. Por isso, invista em treinamento para a sua equipe, em reciclagens e atualizações profissionais. Convide profissionais da área para palestras e bate-papos em seu restaurante, e mantenha os colaboradores motivados e satisfeitos. Não existe fórmula perfeita para o sucesso, mas esses cuidados podem ser um excelente caminho.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)