Estudantes conheceram estrutura da universidade nos centros e estandes - Foto: Gustavo Vaz e Ana Quinto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu a primeira edição do Parque das Profissões na manhã e na tarde desta quarta-feira (29), na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Cerca de dois mil estudantes de ensino médio de colégios públicos e privados, além de cursinhos pré-vestibulares, puderam conhecer melhor os 58 cursos de graduação presenciais e a distância que a Udesc oferece em 35 municípios catarinenses. Saiba mais sobre o Guia de Cursos Udesc, que foi lançado no evento.
Ao longo do dia, os alunos visitaram, individualmente ou em turmas, os centros de ensino do Bairro Itacorubi e os estandes das unidades localizadas no Bairro Coqueiros e em outras cidades do Estado.
Os participantes também obtiveram informações sobre assuntos como formas de ingresso (vestibular e Sisu), orientação vocacional, bolsas e intercâmbio, assim como assistiram a apresentações culturais.
"O evento foi importante porque mostrou um pouco do que a Universidade dos Catarinenses está fazendo para a sociedade e o desenvolvimento de Santa Catarina. A iniciativa foi muito positiva. Ela será ampliada para outros centros também e promovida novamente em Florianópolis", afirmou o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.
O reitor e a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, agradeceram os servidores e estudantes voluntários da universidade envolvidos na realização do parque pelo sucesso do evento. "O Parque das Profissões superou as expectativas, e a Udesc conseguiu atender um público acima do inicialmente esperado nas apresentações dos cursos, assim como atendeu a demanda de diversas escolas em conhecer a universidade", destacou Soraia.
O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Secretaria de Comunicação (Secom). A realização do parque integra o conjunto de ações do projeto Imagem Udesc, que está previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor Tomasi e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Estudantes de vários municípios
O Parque das Profissões da Udesc recebeu alunos de diversas cidades, sobretudo da Grande Florianópolis e do Sul Catarinense. Marcos e Maria Eduarda, por exemplo, estudam na Escola Estadual Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz, e vieram por conta própria para conhecer o curso de Moda, do Centro de Artes (Ceart). "Ainda estamos em dúvida entre Moda e Direito", comentou Marcos.
Por outro lado, a estudante Isabela, da Escola Estadual Valério Gomes, de Tijucas, já escolheu seu caminho: "Quero cursar Medicina Veterinária". A Udesc oferece esse curso no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. Natalie e Bianca, da mesma escola, estão em dúvida entre Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo.
Medicina Veterinária também é o curso pretendido por Vitória, que está no segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Gracinda Augusta Machado, em Imbituba. "Sempre gostei, tenho um apego com a profissão. Já pensei em outras áreas, mas algo sempre me puxa de volta", disse a aluna.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc