Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biografia preserva memória de mãe para filho de 10 anos

Publicado em 22/08/2018 Editoria: Curiosidades Comente!


Ex-repórter dos jornais Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina e Notícias do Dia, o jornalista Marcone Tavella lançou na noite da última sexta-feira (17) o livro "Minha Vida em Direção ao Mar", biografia publicada pela Editora Construtores de Memórias sobre a vida de Ivete Terezinha Volkmer Gemelli. O evento, que contou com uma série de homenagens a ex-servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, lotou as dependências do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc).

Em sua fala durante a cerimônia, o idealizador da obra e viúvo da biografada, Aires Euclides Gemelli  revelou que "Minha Vida em Direção ao Mar" se trata de uma tentativa de deixar um legado da mãe para Vitor, filho do casal que atualmente tem 10 anos e compôs o desenho que acabou estampando a capa do livro. 

"Este livro é um presente para você, meu filho, para que você tenha a lembrança de sua mãe sempre ao alcance das mãos", disse Gemelli.

Escrita em primeira pessoa, a obra percorre as conquistas, os infortúnios, os relacionamentos e reflexões de Ivete, ao longo dos seus 45 anos. A servidora do Poder Judiciário acabou falecendo em dezembro de 2011, após ter lutado por quase dois anos contra a leucemia. O livro costura trechos do diário da psicóloga com a reconstrução de momentos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional a partir de pesquisa documental e entrevistas com familiares, amigos e colegas de trabalho.

O título compõe o acervo da Construtores de Memórias, editora catarinense especializada em biografia sob encomenda. O empreendimento é uma iniciativa do autor do livro e de sua esposa, a jornalista Aline Torres.

"Nosso maior estímulo é poder contar histórias inspiradoras como a da Ivete, uma personagem profunda e singular e que tem a capacidade de reunir quase 200 pessoas em um evento em sua memória, quase sete anos depois de falecer", destacou Tavella.  

Um dos pontos altos do evento foi quando Vitor, acompanhado do grupo musical da Escola Anabá, tocou no violino Asa Branca, música que a mãe costumava executar na flauta.

No final, Aires agradeceu o empenho do escritor e da editora Construtores de Memórias. "O Marcone não foi só profissional. Ele mergulhou fundo na história da Ivete e conseguiu ressignificar a sua história", disse Gemelli. 

 

Sobre a personagem

Nascida em Campina das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, Ivete veio estudar administração na UFSC no final da década de 1970 e em 1992 iniciou uma carreira de destaque no Poder Judiciário, tendo coordenado a capacitação de todos os servidores no processo de informatização que substituiu nas repartições as máquinas de escrever pelos computadores. Como chefe de divisão, instituiu um programa de valorização profissional, homenageando os servidores que se aposentavam.

 

No plano pessoal, Ivete integrou logo que chegou a Ilha o grupo de jovens da Paróquia da Santíssima Trindade, onde passou a fazer amizades. No final dos anos 1980 conheceu Aires Euclides Gemelli, com quem dividiria o lar a partir de 1994, em uma casa construída pelos dois nas mediações da Lagoa da Conceição. 

Cercada de amigos, bem posicionada no trabalho e com um relacionamento sólido, Ivete passou a imprimir uma busca incessante por se descobrir, fundamentada por um conflito interno profissional. Inquieta, decidiu aos 36 anos voltar à UFSC para cursar a graduação em psicologia. 

Em 2004, casou-se com Aires, em Guaporé-RS, e três anos depois se formou novamente, grávida de sete meses. O nascimento do filho, que ganhou o nome de Vitor após uma gestação cheia de complicações, não impediu que Ivete prestasse concurso para psicóloga do TJ poucos meses após o parto. Ela acabou liderando a lista com mais de 2.200 candidatos, passou em primeiro lugar.

Enfim realizada profissionalmente, casada e vivendo a experiência como mãe, Ivete foi diagnosticada com leucemia no início de 2010. Se sucederiam a partir daí diversas internações, sessões intensivas de tratamento, um transplante de medula frustrado e um drama compartilhado com todos a sua volta e registrado com muita lucidez em seu diário. 

Ivete faleceu em Curitiba, no dia 6 de dezembro de 2011, horas antes do procedimento em que receberia o segundo transplante de medula. 

 

Sobre o autor

Jornalista formado na UFSC, Marcone ganhou experiência nas redações do Notícias do Dia e Diário Catarinense, os dois principais jornais do estado. Escrevendo todos os dias, por três anos intensos, conheceu mais de Florianópolis e região do que poderia imaginar naquele 30 de julho de 2007, quando despediu-se dos pais e da irmã e acomodou na Ilha a bagagem que trazia após 20 anos vividos sob céu esplendoroso do sudoeste goiano, na cidade de Mineiros.

Como profissional de imprensa, percorreu corredores oficiais, entrevistou ídolos e presenciou in loco fatos marcantes da cidade e do estado, mas nada foi mais realizador para ele do que entrar na casa de pessoas comuns e anônimas para escrever sobre elas.

Deste prazer, compartilhado com a jornalista Aline Torres, nasceu a ideia da Construtores de Memórias, uma editora com a missão de dar o devido valor para trajetórias inspiradoras de pessoas que são exemplos em seus empregos e para suas famílias e amigos.

 

Sobre a editora

A Construtores de Memórias é a primeira editora de Santa Catarina especializada em biografias sob encomenda. Além do livro "Minha Vida em Direção ao Mar", a empresa já produziu outras duas obras. 

 

"Recomeços de Galego" conta a história de superação de Edson Telles Zanin, um ex-lavador de carros que se tornou um empresário de sucesso no ramo de gestão de estacionamentos da Grande Florianópolis. 

Outro título da editora é "Deus T&39;Abençoe", um romance histórico sobre a saga da família Marchió, italianos que migraram no pós-guerra para o Brasil, estabeleceram-se no Centro-Oeste e prosperaram amparados na união da família, na fé e na coragem. Uma história real de amor e bravura.

 

Como adquirir o livro

Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, da Rua Felipe Schmidt e do Continente Park Shopping.
Livraria Livros & Livros, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Sebo da Ivete, na Rua João Pinto, no Centro de Florianópolis.
Site: www.construtoresdememorias.com/minhavidaemdirecaoaomar

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários