O imbitubense Leonardo Barcelos terminou em 3o lugar na SUB18, e ficou com uma das vagas para o mundial da ISA da categoria, que acontecerá na Califórnia (EUA) / Foto: Aleko Stergiou/FMA Noticias
O time da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) repetiu o resultado da primeira etapa realizada em Pernambuco (PE), e colocou atletas em todas as finais da competição. No total, equipes de 10 Estados marcaram presença em São Sebastião (SP), no litoral norte paulista, reunindo cerca de 150 competidores.
A decisão da Sub18 teve a presença de três catarinenses e um potiguar disputando o título da etapa. A vitória para Santa Catarina, com Uriel Sposaro, seguido de Mateus Sena(RN), em terceiro Leonardo Barcelos (SC) e finalizando com Léo Casal (SC) em quarto.
Com esse resultado, o imbitubense Leonardo Barcelos garantiu uma das vagas para disputar o ISA World Junior SurfingChampionship, Mundial Sub18 que acontecerá na Califórnia (EUA) neste ano.
Na Sub16, categoria que também valia duas vagas para o mundial, a vitória ficou para Mateus Sena (RN), com o catarinense Heitor Mueller, que chegou a duas finais e foi um dos destaques da equipe, terminando com o vice-campeonato.
Outro representante do estado, Luiz Mendes tinha chance de ficar com uma das vagas, mas foi parado na semifinal, terminando na sétima colocação. Os classificados para o mundial da Califórnia foi o potiguar Matheus Sena e o paulista Diego Aguiar.
As demais disputas valeram pontos para o circuito brasileiro amador, e teve mais resultados excelentes para Santa Catarina. Na Sub14, Heitor Muller chegou à mais uma decisão e ficou em segundo lugar, atrás do paulista Gabriel Klaussner.
Nas categorias femininas, Tainá Hinckel venceu a Sub16, e garantiu a vaga para o mundial nos EUA. Na Sub18 o domínio foi do Rio de Janeiro, com a vitória de Julia Duarte, seguida de sua conterrânea Julia Camargo. Pâmela Mel(SC) colocou os catarinenses no pódio, finalizando a prova na terceira posição.
Santa Catarina mostrou sua força, e colocou atletas em todas as finais, comprovando o porquê de ser uma das referências do surf no Brasil. A Fecasurf manteve a invencibilidade conquistada desde o ano passado, e segue firme rumo ao bicampeonato seguido, e o sexto título nacional para o Estado na história da competição.
Equipe Fecasurf 2018:
Sub-18
Tayron da Silva, Leonardo Barcelos, Wallace Vasco, Luiz Mendes, Ryan Cordeiro, Guilherme Marques, Uriel Sposaro, Hedieferson Jr., Swell Henrique, João Godoy, Artur Romão e Léo Casal.
Sub-16
Luiz Mendes, Heitor Mueller, Wallace Vasco, Swell Henrique e Léo Casal.
Sub-14
Noah Machado, Heitor Mueller, Takeshi Oyama, Arthur Zanella e Gustavo Ramalho.
Feminino Sub-18
Tainá Hinckel, Manu Pacheco, Yasmin Dias, Rafaela Coelho, Lanai Henrique e Pâmela Mel.
Feminino Sub-16
Tainá Hinckel, Yasmin Dias, Ana Luiza Romão, Rafaela Coelho, Lanai Henrique e Pâmela Mel.
Técnico: Maikil Alexsander Schroeder (Balu)
Chefe de equipe: Reiginaldo Ferreira
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)