O superintendente de Habitação e Saneamento da prefeitura de Florianópolis, Lucas Arruda, mencionou ao corpo técnico da Comcap na manhã da última quinta-feira (19) seu plano de criar o Sistema Municipal de Informação sobre Saneamento. A plataforma será implantada em módulos, o primeiro já com indicadores sobre gestão de resíduos sólidos, água, drenagem e esgoto. O sistema alinha-se às melhores práticas das cidades inteligentes e dota a capital catarinense de todas as ferramentas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
O superintendente participou de reunião do grupo que trabalha o planejamento Floripa Lixo Zero na Comcap com consultoria do Sebrae. O grupo Comcap Empreendedora está elaborando plano de ação em quatro eixos – recicláveis, compostáveis, volumosos e rejeitos – para atender as metas de desvio de resíduos do aterro sanitário. Até 2030, conforme estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pmgirs) Florianópolis deverá recuperar 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.
“Gostaria de provocá-los para que proponham o modelo de coleta seletiva que vamos discutir com a sociedade”, apontou Lucas Arruda.
Em conjunto, Comcap e Secretaria de Infraestrutura estão elaborando minutas de projetos de lei sobre geração resíduos domiciliares e de construção civil e demolição.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF