Em virtude da previsão do tempo de baixas temperaturas a prefeitura municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social com a Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos afins, estruturou um ponto de apoio para a população de rua, que funcionará na Passarela Nego Quirido quando as condições do tempo estiverem menores que 10ºC.
O local está preparado para atender 60 pessoas no horário das 19h às 7h. Desta vez, após campanha solidária da rede Somar Floripa, o espaço contará com pallets para os colchões, isolando ainda mais o frio. Os bichinhos de estimação também serão acolhidos após triagem da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA).
“Sabemos da situação de risco que essas pessoas ficam principalmente quando entra a massa de ar polar. Por isso, de maneira preventiva, nos organizamos para acolher os moradores de rua em um espaço para que possam dormir e se proteger do frio”, afirma o prefeito Gean Loureiro.
Por meio do serviço de Abordagem Social, a Secretaria de Assistência Social tem grande aproximação com os moradores de rua. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a maioria que se encontra nesta situação recusa auxílio para deixar os locais. Desta forma, a alternativa encontrada com a chegada do frio foi oferecer um espaço provisório de acolhimento.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF