Um prato tipicamente italiano, a pizza é uma das invenções culinárias apreciadas por diversas pessoas ao redor de todo o mundo. No Brasil, no ano de 1985, a massa ganhou a sua própria data de comemoração: 10 de julho. Para celebrar a data, sabores como carne, frango, queijo ou até mesmo uma versão vegetariana, agradam a diferentes paladares, e não existe bebida que combine tão bem com a refeição quanto o vinho.
A versatilidade do prato combina com ocasiões informais, acompanhadas de familiares e amigos para curtir momentos agradáveis e deliciosos, desfrutando de muito vinho. No Dia da Pizza, a melhor maneira para celebrar a data é comendo, e para acompanhar, nada melhor do que escolher um bom vinho. O sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere algumas harmonizações para apreciar e degustar o prato.
Para quem quer um sabor mais tradicional e suave, a pedida é a Pizza Margherita acompanhada do Château de La Gardine Côtes du Rhône Villages 2014. A bebida de coloração rubi luminosa, possui intensa expressão de frutas compotadas, como, alcaçuz e cogumelos.
Outra escolha é a Pizza con Prosciutto di Parma e Rucola. Para deixar a refeição ainda melhor, a dica é harmonizar com o tinto Erta e China IGT Rosso di Toscana (Renzo Masi) 2014. "O vinho possui uma coloração rubi, muito concentrada. No olfato, prevalece aromas como cassis, violeta, grafite, couro e especiarias doces. Na boca a textura é sedosa, com taninos redondos e com muito frescor", observa Sidney.
A terceira opção traz um vinho leve de aroma expressivo, com especiarias e um estimulante toque herbáceo. Segundo o sommelier, a Pizza di Scarolaela cai muito bem com o vinho Mucho Mas Carménère 2017, que oferece um leve frescor na boca, além do saber suculento das frutas silvestres, com taninos muito delicados e macios.
A Pizza ai Quattro Formaggi é feita com a massa espalhada sobre uma tábua e depois é colocada em uma panela com óleo. "A pizza de sabor irresistível cai muito bem com o Podere Montepulciano d Abruzzo (Umani Ronchi) 2016, com um toque moderadamente fresco, ele apresenta coloração rubi com tons violáceos, com aromas de ameixa, mirtilo e ligeiro terroso ao fundo", finaliza Lucas.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)