A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis lançou nesta segunda-feira (25), às 9h, na sede da entidade, a campanha “Despiratize”. A ação pretende estimular a conscientização e reflexão para população que consume produtos piratas. Com o conceito desenvolvido pela agência Karambola, a campanha tem o intuito de questionar se “o preço vale a vergonha” em utilizar um produto falsificado.
A campanha será veiculada entre os meses de junho e dezembro e a cada dois meses uma nova peça conceito será lançada – agosto e novembro. A veiculação começou nesta segunda-feira (25) em diferentes mídias: rádio, outdoor, busdoor, lonas no terminal de integração do Centro de Florianópolis (Ticen), portal web, redes sociais e demais canais de comunicação da CDL.
De acordo com a assessoria de comunicação da entidade, "o combate à pirataria é uma das premissas da CDL de Florianópolis, que luta há mais de uma década para coibir a concorrência desleal estabelecida na Capital. Quem adquire um produto de origem duvidosa patrocina o crime, além de alimentar a cadeia do comércio irregular que sobrevive sob a base da sonegação".
Dados do levantamento do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) informam que as perdas nos 15 principais setores produtivos em 2017 somaram cerca de R$ 146 bilhões. Sendo que o segmento de confecções lidera o mercado ilegal com R$ 35 bilhões, seguido de cigarros com R$ 12 bilhões e óculos com R$ 7 bilhões. Com isso, empresas estabelecidas que exercem as atividades dentro das normas, pagam impostos, geram emprego e riqueza para o município fecham as portas por conta da concorrência.
“A CDL de não tolerará qualquer adiamento que implique na manutenção de um cenário que favorece apenas aqueles que agem à margem da lei em nossas ruas, praças e balneários. O nosso foco é apoiar empreendedores que criam riqueza e oportunidade para todos”, afirma o presidente da entidade, Lidomar Bison.
O encontro contou com a presença de autoridades da cidade, entidades empresariais, imprensa e associados.
Para a Comandante Geral da Guarda Municipal e Secretária da Secretaria Municipal da Segurança Pública, Marianne Mattos, a campanha tem o apoio da prefeitura da Capital. “É preciso conscientizar as pessoas, enquanto tiver quem compre produtos irregulares, terá quem comercializa. É um círculo vicioso”, pontua Mattos.
“Despiratize”
Para quem desejar aderir à campanha, as artes de divulgação serão oferecidas sem custo, para empresas e entidades que tenham interesse em defender a bandeira da legalidade e combater a pirataria no município. As peças da campanha estarão disponíveis para download no site da CDL.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da CDL