Nos dias 13 e 14 de junho, a cidade de Florianópolis sedia a Rodada de Inovação da Água, encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Governo de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).
Com o objetivo de fomentar parcerias para inovações em recursos hídricos e integrar diferentes agentes de diversos segmentos na busca pela gestão eficiente da água, o evento trará painéis e palestras sobre tendências, exposição de startups, espaços para negociações diretas e rodas de conversa temáticas. Entre os participantes estará a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que irá apresentar um painel sobre Serviços Ecossistêmicos e Infraestrutura Verde, na tarde do dia 14.
Junto com a World Resources Institute (WRI), será apresentado um estudo, desenvolvido por meio de uma parceria das duas instituições, sobre infraestrutura natural para segurança hídrica no Sistema Cantareira, que contempla três grandes estados - São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Vamos falar sobre o projeto que pretende investir no avanço dos programas de infraestrutura natural nessas localidades e dar relevância nacional por meio de recomendações aos empreendimentos, provedores de água, agências públicas e governos. A intenção é aumentar os investimentos no uso de infraestrutura verde como parte da solução para a segurança hídrica no Brasil”, avalia o coordenador de Soluções Baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário, Renato Atanazio.
Também terão participações em painéis, Marcos Da-Ré, diretor da CERTI e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza; e Luiz Felipe Lobo, da área de Sustentabilidade do Grupo Boticário, que vai falar sobre o consumo de água na indústria. A Rodada será para cerca de 100 convidados com foco em gestores públicos e grandes e médias indústrias de Santa Catarina, além de startups que desenvolvem soluções inovadoras, empresas de diversos segmentos, fundos de investimento, organizações multilaterais, entidades governamentais, academia e representantes da sociedade civil. Segundo os organizadores, a ideia é que o evento passe a ser anual e ajude a reduzir o risco e aumentar a segurança hídrica do País, com base em bons exemplos e com o apoio de startups com foco em água.
Paralelamente à Rodada serão realizadas a Inova Expo, exposição de startups e empresas; e a Inova Spots, que são pequenas apresentações sobre tendências do setor.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)