Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Município de Itajaí resgata parte de sua história com reinauguração de igreja

Publicado em 12/06/2018 Editoria: Itajai Comente!


Município resgata parte de sua história com reinauguração da Igreja Imaculada Conceição / Foto: Marcos Porto

Município resgata parte de sua história com reinauguração da Igreja Imaculada Conceição / Foto: Marcos Porto

No dia 15 de junho, Itajaí comemora 158 anos de emancipação política. No seu aniversário, o município ganha um presente: a conclusão da obra de restauro da igreja Imaculada Conceição. A inauguração da reforma da Igrejinha Velha, como é conhecida popularmente, será nesta sexta-feira, às 8h, como parte da programação oficial do aniversário da cidade.

Após o desabamento do teto, em 2013, o local foi interditado. Em 2016, o restauro teve início e agora a obra foi concluída e será entregue à comunidade. Características originais como a cor e detalhes internos foram preservados, trazendo um resgate de parte da história de Itajaí. 

Na programação da reinauguração da igrejinha, está prevista uma alvorada festiva (queima de fogos), às 8h. Em seguida, às 8h30, acontecerá o corte da fita. Às 9h será celebrada uma missa com o arcebispo metropolitano, Don Wilson. 

O investimento foi de quase R$ 3 milhões. Dentre os trabalhos executados está a remoção para recuperação dos retábulos (estrutura de madeira); peanhas (pequenos pedestais da parede); pia batismal e de água benta; retirada dos sinos, forro e telhas; estabilização do movimento das paredes laterais; reprodução das peças do piso; retelhamento; recuperação da cobertura com a restauração do madeiramento degradado, execução do reforço da fundação; restauro dos bens móveis da igreja; execução das novas instalações elétricas, de prevenção e combate a incêndio, de drenagem pluvial, ar condicionado, alarme, iluminação, iluminação cênica e hidrossanitárias, lógica e segurança, telefonia; recuperação da estrutura de suporte dos sinos; recuperação do piso, forro e tablados entre outros. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo fiscalizou todas as etapas da obra. 

Sobre a Igrejinha

Situada onde ficava a primeira capela de Itajaí, a Imaculada Conceição foi construída na década de 1820, por Simeão, escravo do coronel Agostinho Alves Ramos.  A edificação tornou-se a mais significativa e antiga do município, levando o nome de sua padroeira. Com o passar dos anos o prédio foi ampliado, mas foram preservados alguns dos seus traços arquitetônicos. 

No local é possível apreciar várias obras do artista plástico local Dide Brandão, como painéis e pinturas de arte sacra. No seu interior, há vários crucifixos e diversas imagens esculpidas em madeira do século 19.

Agenda de casamentos

Muito procurada para a celebração de casamentos, a capacidade da igrejinha é de 150 convidados sentados. Após a reabertura, todo o funcionamento da Imaculada Conceição retornará a ser programado na Paróquia do Santíssimo Sacramento (localizada em anexo à igreja Matriz do Santíssimo Sacramento). A agenda de casamentos volta a ser definida na secretaria da paróquia a partir de agosto. Já a data de retorno das missas tradicionais ainda será definida.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários