Um gigante do jazz: esse foi Joe Henderson (1937-2001), um dos maiores improvisadores de saxofone, de 1960 até o fim dos anos 1990, que marcou época com seu som característico e seus poderes de invenção.
Vencedor do Grammy, Henderson tocou saxofone com Bill Clinton em sua primeira posse presidencial, adquirindo status de estadista de jazz durante os anos 1990.
Joe Henderson foi uma das vozes mais fortes do sax tenor e alcançou grande sucesso no final de sua carreira. Seu jeito de tocar incorpora Blues e Bebop a improvisação modal livre, com uma pitada de anarquismo vanguardista. No entanto, ele também tocou padrões com graça e desenvoltura. Henderson desfrutou de um status de chefão no mundo do jazz até que as complicações do enfisema o levaram à óbito em 2001.
Seu repertório será interpretado, nesta sexta-feira (8), pelos músicos Tiê Pereira (Contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria), Fábio Melo (Saxofone) e Flávio Silva (Guitarra).
O projeto Sexta Jazz AF é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura com os patrocínios de Engie Energia Brasil e Allflex. Apoio de Iguatemi Florianópolis, Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. A Coordenação é da Marte Inovação Cultural e a realização da Aliança Francesa Florianópolis, do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
O quê? Sexta Jazz AF - especial Joe Henderson
Quando: 8 de junho, 20h
Onde: Piso G3 do Iguatemi Florianópolis
Como: Entrada Gratuita
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)