Em apoio à paralisação nacional dos caminhoneiros, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte da Grande anunciou que nesta terça-feira (29), a partir das 8h, não haverá transporte coletivo. O sindicato também convocou toda a categoria para uma assembleia amanhã, às 8h30.
Segundo o comunicado, haverá discussão de pautas específicas como, a aposentadoria especial dos motoristas de ônibus e as reformas previdenciária e trabalhista do atual governo federal.
Veja o vídeo divulgado pelo Sintraturb:
Em nota, a prefeitura de Florianópolis lamentou a decisão do Sintraturb. A assembleia, marcada para a manhã desta terça-feira (28) é vista como intempestiva pelo executivo municipal.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “a decisão veio depois de um intenso trabalho do executivo para garantir combustível para o transporte coletivo e oferecer o mínimo de serviço para a população”. A nota também chama atenção para o fato de que, na atual situação, a população não tem como abastecer veículos particulares e a paralisação dos ônibus irá restringir a capacidade de locomoção de profissionais de emergência da saúde e segurança.
Nesta segunda-feira (28), apesar do horário de sábado, foram utilizados mais de 100 linhas extras para dar conta da demanda durante os horários de pico. Diante disso, o município tomou as seguintes medidas:
• A prefeitura vai manter o atendimento nos Centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento 24h. Se não houver transporte coletivo para o retorno dos servidores, o município vai utilizar veículos próprios, como microonibus, para levar os funcionários de volta para casa.
• A coleta de lixo será feita normalmente pela Comcap.
• O pró-cidadão atenderá de maneira racionada na Secretaria da Fazenda de Florianópolis.
• Aulas na rede municipal de educação estão suspensas durante a terça-feira (29).
• Atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social também suspensos.
• Atendimento nos demais órgãos do município estarão funcionando, com possibilidade de atendimento reduzido de acordo com a quantidade de servidores.
Notícia atualizada às 18h58min.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)