Começou nessa terça-feira (23), a etapa estadual da 11ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. Até sábado (26), cerca de 2 mil atletas com idade a partir de 60 anos, de 172 municípios, disputarão nove modalidades esportivas: bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada.
O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).
“Chegamos à 11ª edição dos Jasti, um evento dos mais simpáticos e importantes do nosso calendário esportivo. Atingimos esse patamar em virtude do empenho dos dirigentes municipais, dos integradores esportivos e de toda uma equipe comprometida à qualificação do esporte catarinense”, destaca a professora Natália Lúcia Petry, presidente da Fesporte.
Segundo a dirigente, os atletas chegam a Rio do Sul mostrando, sobretudo, qualidade de vida e disposição, refletindo a importância da prática esportiva, das atividades física e mental, em qualquer fase da vida humana.
“Por isso, o Estado não pode e não deve ficar à margem desse processo. Cumpre o seu papel na política esportiva, proporcionando aos catarinenses, em parceria com seus municípios, o bem-estar e o desenvolvimento social”, finaliza.
Tufi Michreff Neto, secretário de Turismo, Cultura e Esporte, destaca que eventos como os Jasti são importantes para melhorar a qualidade de vida do idoso, pois segundo ele o “esporte na terceira idade melhora a capacidade cardiorrespiratória e a flexibilidade do corpo, alivia o estresse e combate os efeitos da depressão”.
Florianópolis
A delegação “manezinha” embarcou para a competição no início da tarde de ontem (23). Eles foram em busca dos troféus na Dança livre, Dança de Salão até 69 anos, Dança Popular Folclórica, Voleibol masculino e feminino e Bocha no masculino.
A prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Municipal de Esportes vai disponibilizar toda a estrutura para os atletas durante o evento, que inclui suporte técnico, médico, alojamento, transporte e alimentação. “Vamos com a finalidade de competir com alegria, proporcionar este divertimento é sem dúvida o coroamento de nosso trabalho”, destaca o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Maycon Oliveira.
Quase seis mil participantes com idade a partir de 60 anos, disputaram as etapas Microrregionais oriundos de 217 municípios catarinenses, onde 1800 competidores se classificaram para a etapa estadual. Os jogos são um evento de participação, com troféu individual, os Jasti não têm um campeão geral. Além das competições, estão previstas outras atividades, como baile, feiras artesanais e passeios.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF