Dado foi apresentado durante lançamento do portal Business & Investments in SC, ferramenta da FIESC, que fornece informações para quem quer investir em SC
-Santa Catarina recebeu US$ 4,82 bilhões em investimentos externos de 2008 a 2012, o que gerou 19,5 mil vagas de emprego no Estado. Esses dados foram apresentados pelo assessor de negócios internacionais da Apex-Brasil, Manoel Franco, durante o lançamento do portal Business & Investments in SC, realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta terça-feira (3). O encontro contou com a presença de representantes de diversos países, de órgãos dos governos estadual e federal ligados à promoção comercial, além de empresas catarinenses.
Em sua apresentação, Franco destacou que 46,4% dos investimentos vieram dos Estados Unidos, Luxemburgo (20,8%), Itália (19,1%), China (3,4%,), Noruega (3,2%), Coreia do Sul (2,1%), Alemanha (1,7%) e Canadá (1,1%). Os setores que mais receberam os aportes foram produtos de metal (36,8%), energias renováveis (25,3%), automotivo (16,4%), papeis e embalagens (11,1%), indústria naval (3,2%), plásticos (2,7%), software e TI (1,6%), motores e turbinas (1,4%). Os dados são da Apex-Brasil e da FDI Markets.
O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou a importância de debater o potencial de atração de investimentos e a realização de negócios para Santa Catarina e para o Brasil. "O mercado vem passando por transformações surpreendentes, que causam impactos significativos no País e no Estado. Isso valoriza os esforços de construir um projeto de desenvolvimento bem definido para orientar as ações de curto médio e longo prazos", disse.
O Portal: é uma plataforma que fornece informações de negócios e investimentos para Santa Catarina. A ferramenta auxiliará no processo de tomada de decisão de investidores e empresários estrangeiros e na promoção de Santa Catarina como Estado potencial para a recepção de investimentos e realização de negócios.
O endereço do site é www.fiescnet.com.br/businessinsc. O portal está disponível nas versões português, inglês e alemão. No próximo ano também será traduzido para outras línguas.
O portal também conta com um diretório de empresas exportadoras e importadoras, calendário de eventos empresariais, dados e informações sobre a indústria do Estado, a infraestrutura de transporte, onde estão localizados os condomínios empresariais, incubadoras e institutos tecnológicos, guia de procedimentos de como investir em Santa Catarina e no Brasil, além de mapa interativo que mostra onde tem espaço para investir no Estado.
A ferramenta faz parte do Programa Estratégico para a Internacionalização da Indústria Catarinense. Está focado nas pequenas e médias empresas, que em Santa Catarina têm participação maior nas transações internacionais do que a média nacional. O programa trabalha em cinco eixos: promoção comercial, atração de investimentos, capacitação e infraestrutura, fomento de parcerias e inteligência competitiva.
› FONTE: FIESC