O Escritório de projetos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o PMO Esag, divulgou a lista quinzenal de fontes de recursos em aberto com 78 opções de financiamento - editais, programas e políticas de patrocínio - para propostas de organizações públicas e de terceiro setor de Florianópolis e região.
São disponibilizados dois documentos distintos: um para a Administração Pública direta e indireta (com 53 fontes) e outro para Organizações de Terceiro Setor (com 37 fontes), para projetos em diversas áreas.
Os documentos trazem informações sobre critérios de seleção, objetivos, prazos e a instituição concedente responsável pelo recurso. Para facilitar a busca de fontes por área, há uma explicação detalhada sobre como proceder ao final de cada lista.
Segundo a equipe do PMO Esag, o universo de fontes de recursos é extenso e cada proponente possui características específicas a serem analisadas, portanto é importante que a organização interessada verifique a descrição de cada fonte e a possibilidade de submissão de projetos.
Qualidade de vida
O Escritório de projetos PMO Esag é um convênio criado em 2009 entre o Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc e a prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES).
Atua em três frentes: elaboração de projetos, captação de recursos e capacitação de gestores.
A publicação quinzenal das fontes de recursos realizada pelo PMO Esag visa aumentar o conhecimento público das verbas existentes, e com isso sua captação para Florianópolis. O documento contem uma triagem das fontes em aberto, facilitando sua busca por programas.
Muitos programas abrangem a administração municipal e entidades do terceiro setor, mas para ter acesso aos recursos, os projetos precisam ser aprovados pelo órgão responsável da fonte. O PMO Esag auxilia na elaboração e submissão dos projetos, a fim de aumentar o número de aprovados.
› FONTE: Governo do Estado de SC