O Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado recebeu, na manhã de segunda-feira (7), uma palestra sobre a importância da Cidadania para a sociedade. Com a presença de 120 alunos do 8º ano e do 9º ano do colégio, o encontro serviu para tirar as dúvidas dos adolescentes sobre política e cidadania, sendo umas das 12 ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Para conduzir a conversa com os alunos, a palestrante Naiara Augusto, formada em direito e integrante do "Movimento Acredito", respondeu as dúvidas dos adolescentes de forma didática. Foram abordados temas como as pessoas podem acompanhar os candidatos nas eleições, de que forma os gestores e demais eleitos devem usar adequadamente os recursos públicos, além dos direitos e deveres civis e políticos de cada um na sociedade.
"Eu sempre procuro dar voz para os adolescentes, para mostrar que eles têm o poder de fazer as mudanças que desejam na sociedade, que são agentes de transformação no contexto em que estiverem, como familiar, escolar, ou na comunidade, para realizar uma iniciativa de abertura para o debate", destacou Naiara.
O representante de Santa Catarina do "Movimento Acredito", Paulo Sérgio, também respondeu questionamentos dos alunos sobre a importância do voto. "Trabalhar a educação dos jovens nesse assunto é fundamental para fazer a mudança do futuro. A transformação precisa acontecer na juventude, por meio da conscientização com ações de ética, princípios e valores a partir do engajamento para que exista a cidadania" reforçou Paulo.
Além da palestra sobre cidadania para os alunos do 8º ano e do 9º ano, o CEM Antônio Francisco Machado vai receber uma ação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) sobre como funcionam as urnas eletrônicas e como é realizada a votação direta para os representantes da sociedade.
Para uma das coordenadoras do Programa Saúde na Escola (PSE), Danielle Moreira, representante da Secretaria Municipal de Saúde, as ações de cidadania previstas no programa são essenciais. "O programa tem a intenção de trabalhar ações que são importantes para o desenvolvimento, sendo fundamentais para os adolescentes, pois esse momento transmite informações sobre cidadania para que eles pensem no futuro", pontuou.
O evento foi realizado por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação com o Programa Saúde na Escola (PSE). Resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, o PSE tem o objetivo de articulação permanente para melhorias na qualidade de vida da população brasileira, prevendo 12 ações na rede municipal de ensino.
Representando a Secretaria de Educação, a também coordenadora do PSE, Débora da Silva e Silva, destacou que a escola deve ser o local onde os adolescentes do Município devem receber dicas para que tenham oportunidade de construir um futuro digno. "É um passo bem importante unir forças com a Secretaria de Saúde para pensar realmente na cidadania dos adolescentes com a contribuição deles, desde a educação escolar", comentou Débora.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)