Com apoio do Sebrae, “Bota pra Fazer” será aplicado para dois mil estudantes em Santa Catarina. Na Udesc, as inscrições abrem nesta terça-feira
Desenvolver o empreendedorismo ainda durante a faculdade foi o que motivou a Endeavor - organização sem fins lucrativos de fomento à cultura do empreendedorismo - a levar à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o “Bota pra Fazer”, uma plataforma de capacitação empreendedora, que auxilia na criação de novos negócios de alto impacto. No Brasil, algumas universidades já utilizam a plataforma e em Santa Catarina, o programa está sendo implementado em parceria com o Sebrae.
O curso tem duração de um ano e pode ser realizado na modalidade presencial ou online. Na Udesc, os interessados em participar da capacitação devem se inscrever a partir desta terça-feira (3), até quando restarem vagas. O convênio foi firmado em setembro e prevê a capacitação de mil estudantes. Na UFSC, a parceria ocorreu no início de novembro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e será coordenada pelo professor Rolf Hermann Erdmann, para outros mil participantes. Em ambos os casos, as aulas práticas iniciam no primeiro semestre de 2014.
O coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Marcos Mueller, destaca que o programa contará ainda com palestras de empresários brasileiros renomados. “As universidades desempenham um papel fundamental de fazer a ponte entre os jovens e a plataforma, fazendo com que conteúdo chegue até os jovens.
Com uma metodologia dinâmica e interativa, o programa permite a transformação da educação empreendedora nas universidades brasileiras”, explica. Por meio da combinação de recursos variados, como a facilitação em sala de aula, livro completo da metodologia e um portal de apoio na internet com videoaulas, o Bota pra Fazer habilita as instituições de ensino a ampliarem a sua oferta de educação empreendedora, oferecendo conteúdo mais qualificado e conectado à realidade do empreendedorismo nacional e internacional.
O coordenador da Endeavor espera que a iniciativa desperte o interesse dos estudantes e que os prepare para colocarem suas ideias em prática. “Hoje os jovens acreditam no empreendedorismo como um opção de carreira, mas apenas 30% deles busca capacitação para fazê-lo”, destaca.
Uma pesquisa realizada pela Endeavor com mais de 600 estudantes de 12 universidades no Brasil revela ainda que universitários que fizeram cursos sobre o assunto se sentem mais confiantes para motivar e supervisionar seus funcionários, delegar responsabilidades, determinar preços para novos produtos e serviços, gerir abrir novos negócios e etc.
› FONTE: Dialetto Comunicação Estratégica