O SpendingPulse, índice do varejo brasileiro desenvolvido pela MasterCard Advisors, aponta que o setor cresceu 5,4% em outubro se comparado ao mesmo período do ano passado, mantendo a tendência de recuperação registrada no mês de setembro.
O resultado também elevou a taxa média de crescimento dos últimos três meses para 5,2%, que ficou acima da taxa de crescimento de 4,7% no terceiro trimestre.
Segundo o relatório, os incentivos do programa “Minha Casa Melhor”, do Governo Federal, voltado para compras de móveis e eletrodomésticos, estimularam as vendas do mês de outubro. Contribuíram ainda para o aumento das vendas, a diminuição da pressão inflacionária e a estabilidade dos índices de endividamento das famílias e de inadimplência. Os fatores mencionados acima devem colaborar para um crescimento saudável das vendas até o final do ano.
Três categorias cresceram acima do índice geral: móveis/eletroeletrônicos, materiais de construção e vestuário. Por outro lado, gastos no setor de supermercados avançaram em ritmo menor, reflexo da inflação que se mantém sobre os alimentos.
› FONTE: Tamer Comunicação