Nesta segunda-feira (2), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu as inscrições do Vestibular de Inverno 2018 no site www.vestibular.udesc.br. As provas ocorrerão em 10 de junho, de manhã e de tarde. São oferecidas 1.048 vagas em 37 cursos presenciais de graduação, todos gratuitos (sem mensalidade), em nove municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
Os candidatos poderão se inscrever até 4 de maio e pagar a taxa de inscrição de R$ 110 até 7 de maio. Na semana passada, foram anunciadas as listas de isentos de pagar a taxa de inscrição pelo critério socioeconômico e por doação de sangue/medula. Confira os resultados.
Na página oficial, também estão disponíveis dois requerimentos que podem ser apresentados durante o período de inscrições: de condição especial de prova e de tratamento por nome social. Além disso, os candidatos já podem conferir o programa das disciplinas e as obras literárias no site oficial.
Diversas áreas
Os cursos presenciais do Vestibular de Inverno 2018 estão distribuídos nos seguintes municípios:
Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;
Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;
Florianópolis: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia; Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas; Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
Joinville: Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);
Lages: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
Laguna: Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha)
Pinhalzinho: Engenharia Química;
São Bento do Sul: Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.
As 1.048 vagas oferecidas representam 75% do total dos cursos presenciais para o segundo semestre de 2018, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o edital do vestibular, a Udesc manterá o sistema de cotas para cursos presenciais pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc