Publicado na segunda-feira (26), o decreto 18.456 assinado pelo prefeito Gean Loureiro, suspende todos os pontos facultativos de 2018 na Capital. A medida vale para todos os órgãos da administração municipal.
De acordo com o prefeito Gean Loureiro (MDB), a intenção de acabar com o ponto facultativo vem ao encontro do que a sociedade deseja, já que a maioria dos trabalhadores comuns não tem direito a este benefício. “Com essa medida, serão mais dias úteis de serviço público para atender a população em atendimento na saúde ou na rede de ensino do município, por exemplo”, afirma Loureiro.
Veja como fica agora o calendário de feriados:
- 30 de março, sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional)
- 21 de abril, sábado, Tiradentes (feriado nacional)
- 1º de maio, terça-feira, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
- 31 de maio, quinta-feira, Corpus Christi (feriado municipal)
- 7 de setembro, sexta-feira, Independência do Brasil (feriado nacional)
- 12 de outubro, sexta-feira, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 2 de novembro, sexta-feira, Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro, quinta-feira, Proclamação da República (feriado nacional)
- 25 de dezembro, terça-feira, Natal (feriado nacional)
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Lidomar Bison, afirmou que a iniciativa do prefeito vai ao encontro do que a população tanto cobra. “O maior contribuinte da máquina pública é o cidadão. Não é justo que nos dias que o setor produtivo está trabalhando, os serviços públicos não estejam no mesmo engajamento para servir a sociedade”, disse Bison.
Outras cidades
No início do mês passado, o prefeito de São João Batista, que fica a 70 quilômetros de Florianópolis, também anunciou a suspensão dos pontos facultativos no município. Em Gaspar, no Vale do Itajaí, o único ponto facultativo da cidade em 2018 foi o do Carnaval.
Em Blumenau, decisão semelhante foi tomada em 2015, mas em 2018 todos os pontos facultativos foram mantidos pela prefeitura.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)