Em Santa Catarina a Páscoa é celebrada de formas diferentes no estado. Na pequena Pomerode, no Vale do Itajaí, considerada a cidade mais alemã do Brasil, o ponto alto da festa é a Osterbaum, ou “árvore de Páscoa”, que em 2017 entrou para o livro dos recordes e foi reconhecida como a maior Osterbaum do mundo.
A Osterbaum não é uma árvore comum. Ela é composta de cascas de ovos de galinha, pintadas de várias cores e penduradas nos galhos de uma grande nogueira. De acordo com notícia publicada no site G1, em 2017 foram mais de 82 mil cascas, que começaram a ser colhidas e decoradas logo após a Páscoa do ano anterior. Para pendurar todas as casquinhas na árvore escolhida, foram necessários seis dias de trabalho. Os galhos secos simbolizam a dor, crucificação e morte de Cristo. Já os ovos representam a alegria da nova vida e a ressurreição de Jesus.
Neste ano, em Pomerode, a 10ª festa de Páscoa começou em 1º de março e terminará em 1º de abril. O objetivo é sempre inspirar visitantes, descendentes de alemães e moradores do Estado a lembrar da data com muita emoção.
Para que as famílias possam dar um toque especial a esta celebração, preparando um almoço especial, a Isabela, marca de massas, torradas e biscoitos do Sul do País, sugere o prato para ser apreciado antes dos chocolates distribuídos no domingo: Gravata ao Molho Cremoso de Bacalhau.
Gravata ao Molho Cremoso de Bacalhau
Ingredientes:
Molho
- 700 ml de leite
- 700 g de bacalhau dessalgado
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picadinha
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto
Massa
- 1 embalagem de Gravatinha Isabela (500 g)
- 1 colher (sopa) de sal
Montagem
- 250 ml de creme de leite fresco
- 1 pitada de sal
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
Molho
- Em uma panela coloque o leite e cozinhe o bacalhau. Coe, reserve o leite e faça lascas do bacalhau.
- Em uma frigideira grande aqueça o azeite, doure o alho e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo, mexa rapidamente e, aos poucos, acrescente o leite reservado. Tempere com o sal e, continue mexendo, por 1 minuto. Junte o bacalhau, misture bem, desligue o fogo e reserve.
Massa
- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e misture ao molho. Despeje em um refratário e reserve.
Montagem
- Bata o creme de leite junto com o sal na batedeira até atingir o ponto de chantilly mole. Espalhe sobre a superfície do refratário, polvilhe o parmesão e leve ao forno médio (200º C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que esteja levemente dourado.
Dica do Chef: Acrescente temperos aromáticos ao leite, ao cozinhar o bacalhau. Use folhas de louro e grãos de pimenta-do-reino.
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos
› FONTE: Isabela