Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Masc terá roda de conversa sobre indígenas e palestra sobre Pedro Paulo Vecchietti

Publicado em 22/03/2018 Editoria: Cultura Comente!


Na próxima semana o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) terá dois eventos abertos ao público: na terça-feira (27), uma roda de conversa sobre a violência contra os indígenas e na quarta-feira (28), uma palestra sobre Pedro Paulo Vecchietti, ministrada pela artista Clara Fernandes.

A próxima edição dos Programas Públicos do Museu de Arte de Santa Catarina terá um debate sobre a violência étnica contra os povos indígenas, pontuando e problematizando tópicos de suas representações, enfatizando que a arte e os museus podem ser espaços possíveis para dar visibilidade a tais questões. A roda de conversa será na terça-feira (27), às 19h, com entrada gratuita.

O encerramento do encontro terá uma cerimônia em memória ao indígena Marcondes Namblá, professor da escola da Terra Indígena Laklãnõ (município de José Boiteux), que foi espancado na praia da Penha nas primeiras horas de 2018 enquanto vendia picolés para complementar sua renda. Depois de dois dias, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Ainda no Masc, os artistas Monica Nador e Jamac, convidados para a quarta edição do Projeto Claraboia propõem, como reação ao assassinato, uma intervenção nas paredes com referências às marcas corporais do povo Laklãnõ-Xokleng, que eram tradicionalmente usadas na guerra e no luto.

Já na quarta-feira (28), às 17h, o Masc sedia a 31ª Edição do Projeto Gerações Masc - Museu em Movimento. O evento contará com a participação da artista Clara Fernandes que falará sobre o artista Pedro Paulo Vecchietti.

A palestra abordará as três formas de reprodução de imagem utilizadas por Vecchietti : tapeçaria, gravura, xerografia. Pedro Paulo Vecchietti nasceu em Florianópolis em 1933. Executou obras em tapeçaria, pintura, gravura entre outras técnicas. Tem papel fundamental no desenvolvimento das artes no estado, sendo um dos iniciadores da Associação Catarinense de Artistas Plásticos em 1958.

  

Serviços 

O quê? Programas Públicos Masc - Marcondes Namblá / Para não esquecer

Quando: 27 de março, 19h

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis

Entrada gratuita.
 

O quê? 31ª Edição do Projeto Gerações Masc - Museu em Movimento, com Clara Fernandes

Quando: 28 de março de 2018, às 17h

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários