Dicas simples podem ajudar na economia do dia a dia no uso do gás de cozinha e impactar positivamente no orçamento doméstico. Confira!
Panela tampada
Tampar a panela durante o cozimento permite que o calor seja retido mais rapidamente, agilizando a cocção. Evite colocar água em excesso, e preencha a panela apenas com a quantidade necessária.
Otimizando o uso do forno
O uso do forno é responsável por um consumo maior do gás de cozinha. Planeje bem os pratos assados, sobretudo em residências com muitas pessoas, e calcule corretamente o tempo de preaquecimento. Evite abrir a porta do forno muitas vezes sem necessidade, pois isso faz com que o calor se dissipe e seja necessário mais gás para manter a temperatura.
Feijão - e outros grãos - de molho
Antes de levar o feijão e outros grãos para o fogo, deixe-os de molho de um dia para o outro o que vai amaciar o alimento e permitir um cozimento mais rápido. Prefira utilizar a panela de pressão, que também agiliza o processo.
Limpeza constante
Queimadores sujos ou entupidos impedem a vazão correta da chama e fazem com que o tempo de cozimento acabe sendo maior, o que gasta mais gás.
Pedaços pequenos
Cortar alimentos mais duros, como alguns legumes, em pedaços menores, ajuda a acelerar o cozimento e torna menor o tempo da panela no fogo.
Antes de ir para o fogo
Deixe tudo pronto e preparado apenas para ir ao fogo, evite deixar para picar ou cortar alimentos com o fogo já ligado. Isso dinamiza o processo do preparo como um todo e ainda reduz o gasto do gás de cozinha.
Segurança em primeiro lugar
No intuito de economizar gás, algumas pessoas acabam recorrendo a truques e gambiarras, como virar o botijão de gás, por exemplo. Isso pode ser muito perigoso e causar acidentes graves, portanto o uso consciente do gás é o primeiro passo para um cozimento seguro e econômico!
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)