A 252ª Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis será realizada nos dias 17 e 18 de março no Centro da cidade, por isso os motoristas devem ficar atentos quanto às mudanças no trânsito na região. Na sexta-feira (16), durante a noite, cones serão colocados nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes e no entorno da Praça XV de Novembro, para impedir o estacionamento de veículos nestes locais.
No sábado (17), o trânsito será interrompido a partir das 8h e das 18h nas ruas que fazem parte do trajeto da Procissão: Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes, Ilhéus e Tenente Silveira, no trecho em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Após o cortejo, o fluxo de veículos será liberado.
Já no domingo (18), às 5 horas da manhã, as ruas Tiradentes e Bulcão Viana serão fechadas para os fiéis confeccionarem tapetes referentes à festividade. Já à tarde, às 16h, o trânsito será interrompido novamente para o percurso. A caminhada sai da Catedral Metropolitana, passa pelas ruas Tenente Silveira, Deodoro, Largo da Alfândega, Largo João Paulo II, Tiradentes, Bulcão Viana, Menino Deus, finalizando na Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade.
Durante as missas, tanto de sábado como de domingo, o tráfego da rua Arcipreste Paiva será desviado para a rua Vidal Ramos, assim como o da rua Tiradentes e do entorno da Praça XV. A Guarda Municipal estará por todo o trajeto para auxiliar no trânsito e na segurança dos cidadãos.
Procissão
Em 1764, uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) atracou na Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis) trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Após três tentativas frustradas em seguir viagem devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Assim, a escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, tornou-se símbolo de devoção. Dois anos depois foi realizada a primeira Procissão. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.
A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006. Está em processo de ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), todo registro fotográfico e documental já foi realizado durante os anos de 2014, 2015 e 2016 e agora tramita em questões burocráticas.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)