O intuito da proposta é receber as famílias dentro do ambiente escolar e tornar o momento de inserção mais fácil / Foto: Divulgação PMF
Acolher significa refugiar, amparar, oferecer hospitalidade. Já inserção é integrar, fazer parte de algo. A presença das famílias no ambiente escolar é uma condição imprescindível para que a criança aceite com alegria e curiosidade o novo local e esteja disponível para criar vínculos e relacionamentos. Assim, as professoras Eliane, Erica, Fabiana, Ivanir e Elenice, responsáveis pelas 15 crianças de 4 meses a 1 ano da Creche Municipal de Florianópolis, Lausimar Maria Laus, no Rio Vermelho, organizaram um espaço com atividades para os familiares nesse momento de adaptação e inserção dos pequenos.
Segundo a supervisora escolar Lara Vanessa Schreiber, num primeiro momento, as famílias entravam na sala com os pequenos e trocavam informações sobre cuidados e alimentação dos filhos com as professoras, além de tirar todo tipo de dúvida. Nesta segunda etapa, acontece o período de afastamento das famílias, quando elas não ficam mais em sala, porém, continuam no espaço da creche.
Para tanto, houve a ideia de organizar uma sala especial para os familiares, com propostas para facilitar o momento de separação. São exibidos vídeos, que vão desde explicação do momento de inserção das crianças no ambiente escolar até o ensinamento de como fazer brinquedos para bebês. A nutricionista da unidade igualmente está à disposição para dar detalhes a respeito de cada alimento que é ingerido pelos pequenos.
As famílias também realizaram uma oficina para confeccionarem garrafas sensoriais. São garrafas pet pequenas decoradas com brilhos, lantejoulas, miçangas, canudinhos, tecidos e fitas. Dentro, é colocada água com corantes artificiais. A atividade serve para estimular todos os sentidos dos bebês. Os materiais estão expostos no berçário.
Além disso, os familiares organizaram uma horta e iniciaram um canteiro de salsinha e cebolinha, para auxiliar na alimentação dos pequenos. Também foi confeccionado um cartaz de boas vindas para ser colocado na sala de aula. "O intuito da nossa proposta é receber as famílias dentro do ambiente escolar e tornar o momento de inserção menos dolorido", explica a supervisora Lara.
De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a relação entre criança, família e escola é fundamental durante o período de adaptação. "Sair do ambiente familiar e entrar em um universo novo, a creche, é uma situação desafiadora. São iniciativas como esta que fazem com que a escola se torne um local seguro, acolhedor e encantador para as nossas crianças".
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF