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Hortifrutigranjeiros terão serviço regularizado em São José

Publicado em 07/03/2018 Editoria: São José Comente!


Foto: Jeferson Regis - Secom/PMSJ

Foto: Jeferson Regis - Secom/PMSJ

A prefeitura de São José realizou, na segunda-feira (5), uma reunião com cerca de 40 feirantes que atuam na cidade para iniciar o processo de regularização das feiras de hortifrutigranjeiros realizadas no município.  A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, contou com a parceria da Secretaria da Receita, da Secretária Executiva de Serviços Públicos e da Secretaria da Saúde por meio da Vigilância Sanitária. 

"Neste primeiro momento procuramos responder os principais questionamentos sobre o processo de regularização das feiras a fim de unir os esforços do Município com o trabalho dos feirantes para garantir a qualidade dos produtos comercializados ao consumidor final", comenta o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto. 

Na reunião, a diretora da Vigilância Sanitária, Marly Previatti, falou sobre os cuidados que os comerciantes devem ter ao expor e manusear os produtos comercializados. Ela ainda frisou a responsabilidade de todos em procurar vender os alimentos dentro das normas da legislação. "É fundamental que os comerciantes tenham todos os cuidados quanto ao manuseio dos alimentos para garantir a higiene e não interferir na qualidade e nem na identidade do produto que chega ao consumidor", lembra Marly.

Para a médica veterinária Cláudia Cavalheiro, responsável pela inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal em São José, as boas práticas de comercialização devem ser priorizadas para não prejudicar a saúde do cidadão que consome o produto. "É necessário que os produtores e comerciantes cadastrem seus estabelecimentos buscando sair da clandestinidade e comercializem os produtos com o devido reconhecimento dos órgãos. Neste sentido, nos colocamos à disposição para orientar a todos", destaca Cláudia. 

A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto da Receita, João Paulo Mosena, que falou sobre o processo para obtenção de licença de alvará, e, também, do secretário adjunto da Secretária Executiva de Serviços Públicos, Michael Rosanelli, que abordou a aplicação do Código de Posturas do Município para explicar como devem ser realizadas as ocupações dos espaços públicos na cidade de São José.

Além deste trabalho intenso de orientação aos feirantes, a Secretaria de Desenvolvimento elabora um projeto para criar um Mercado Público ao ar Livre na Beira-Mar de São José. A ideia é trazer os feirantes para comercializar seus produtos devidamente regularizados e, desta forma, com a participação da comunidade, fomentar a produção agropecuária e agroindustrial do município, agregar qualidade e valor à produção local priorizando o zelo pela saúde pública por meio do fornecimento de produtos qualificados.  

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

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