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Alterações do trânsito dos bairros Campinas e Kobrasol são apresentadas em audiência pública

Publicado em 28/11/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

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O objetivo foi discutir e avaliar as propostas de mudanças no trânsito com a comunidade

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social, e Trânsito promoveu, nesta terça (26), uma audiência pública para apresentar as propostas de alterações no trânsito nos bairros Campinas e Kobrasol.

Os moradores e comerciantes que foram até o CATI puderam conhecer o projeto de mobilidade e trânsito, que busca reduzir acidentes, melhorar a fluidez e criar alternativas de estacionamento nos bairros.

 Segundo a secretária Municipal de Segurança, Andréa Pacheco, o objetivo foi fazer com que a comunidade avaliasse as propostas, contribuindo com sugestões e tirando dúvidas antes da execução das obras.

“É importante socializar e ouvir a comunidade. Eles sabem melhor das necessidades dos bairros, por isso as propostas foram baseadas nas ouvidorias e reclamações que nos chegam da população”, afirma Andréa.

A engenheira de tráfego, Eliara Porto, apresentou um breve diagnóstico do que foi visto na região e as intervenções que o Departamento de Trânsito julga necessárias para melhorar o trânsito e a circulação nos bairros. Um dos problemas apontados foi o entorno da Avenida Irineu Bornhausen. 

No local, há conflitos diários de veículos para acessar o estacionamento de um supermercado e com os veículos de carga e descarga. Segundo a engenheira, a solução mais adequada para o local é estabelecer apenas uma opção de acesso. Para isso, a opção é transformar a Rua Dom Pedro em mão única. As melhorias nesta região devem começar antes do final do ano. 

Já na região do Kobrasol foram observados alguns pontos de estrangulamento. As ruas Jaime de Arruda e Deise Regina, por exemplo, possuem duplo sentido de circulação. Para melhorar a circulação, recomenda-se que elas passem a ter apenas um sentido. Segundo a engenheira Eliara, espera-se dessa forma diminuir o número de acidentes.  No encontro da Rua Jaime de Arruda com a Rua Antônio Scherer sugere-se que seja trocada a preferência de passagem por questão de visibilidade.

Eliara afirma que as propostas de melhorias de circulação na região deverão ser feitas conforme a aceitação da população.  As obras ocorrerão de forma gradativa e terão medidas de curto e médio prazo.  As intervenções serão feitas seguindo cronogramas de instalação de placas e da Guarda Municipal.

Confira as principais conclusões do estudo:

Soluções propostas para estacionamento:

– regulamentação de estacionamento rotativo;
–mudança de sentido de circulação de algumas vias
– redimensionamento da quantidade de vagas exclusivas e repintura das situadas em locais adequados
– correção e demarcação das áreas destinadas a estacionamento e as áreas proibidas


As propostas de melhorias para a Circulação de Veículos:

– uma opção é realizar a mudança de sentido de circulação em algumas vias, passando de mão dupla para mão única. Dessa forma é possível também aumentar o número de vagas de estacionamento público quando a capacidade da via permitir
– adequar a disposição da sinalização de trânsito nas vias, em conformidade com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Contran
– realizar o alargamento da calçada e modificar a via que possui a preferência de passagem para melhorar a visibilidade em cruzamentos

– prever a restrição de circulação veicular para veículos de grandes dimensões, sendo necessário ser permanente em algumas vias para determinadas categorias de veículos, e temporária para outros vias e categorias

Intervenções propostas para a Avenida Beira-Mar:

– remarcação viária das linhas divisoras de fluxo 
– remarcação dos zebrados
– colocação de placas indicativas
– reposicionamento de faixas de travessia 
– reposicionamento de abrigo de passageiros 
– repintura das faixas de travessia apagadas

Intervenções propostas para a Avenida Salvador Di Bernardi:

– ampliação das calçadas
– regulamentação da sinalização de áreas escolares 
– demarcação das áreas destinadas ao estacionamento 
– mudança de localização das faixas de travessia

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

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