Auxiliar na recuperação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com esses objetivos, a Secretaria Municipal de Saúde de Penha criou o grupo de atendimento fonoaudiológico a pacientes pós-avc e seus cuidadores, que tem se reunido no SAE – Serviço de Atendimento Especializado, antigo NAM.
Nestes encontros, os pacientes e seus cuidadores recebem orientação, além de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências uns com os outros. “A partir dos encontros foram analisados os relatos de cada paciente e cuidador, podendo assim ter-se uma noção do cotidiano e da percepção de cada um a respeito do AVC, as mudanças que ele causa na vida das pessoas e suas famílias, e o seu enfrentamento”, explica Fonoaudióloga Andreza Geraldo, uma das coordenadoras do programa.
“A expectativa deste novo programa é que ele consiga potencializar o desenvolvimento da comunicação e memória das vítimas de AVC, e contribuir com a socialização dos pacientes e cuidadores”, explica a Secretária de Saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle. Além do trabalho de fonoaudiologia, o projeto também aborda a questão psicológica dos pacientes e seus familiares.
O cadastro no programa é feito com base no banco de dados da Rede Pública Municipal de Saúde, que tem um registro dos pacientes acometidos por AVC no município, e estimula que eles participem deste programa.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Penha