A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Itajaí está fiscalizando e orientando os vendedores ambulantes de alimentos durante a programação do Natal EnCanto do município. A ação vai se estender durante toda a festividade e tem como objetivo garantir proteção à saúde de moradores e turistas que prestigiam os espetáculos, além de atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
A fiscalização verifica se a estrutura física e os profissionais estão observando as normas higiênico-sanitárias que evitam contaminações, transmissão de viroses e surtos de doenças provocadas por alimentos, entre outros problemas. Também é exigida a apresentação da carteira de saúde de quem manipula alimentos, que é fornecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Quem estiver com a situação irregular pode ser punido com um auto de infração, multa, descarte dos alimentos e até interdição, caso seja necessário. Para casos menos graves, a equipe vai estipular um prazo para adequação das inconformidades. Além disso, a operação também é educativa e vai prestar orientações aos comerciantes e à comunidade para que se previna das contaminações comuns nesta época do ano.
“É importante que os consumidores fiquem atentos aos locais frequentados e exijam o alvará sanitário do vendedor/estabelecimento”, comenta a diretora da Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris.
A população também pode denunciar irregularidades à Vigilância Sanitária. O contato deve ser feito pelo telefone (47) 3908-5036 ou pela Ouvidoria da Prefeitura através do número 0800-646-4040.
Prefeitura de Penha faz processo seletivo para contratar profissionais da Saúde
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí