Na tarde dessa quinta-feira (14), ocorreu uma manifestação organizada pelo Coletivo Floripa contra a prisão do reitor Luiz Cancellier, feita há três meses, e de outros seis integrantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O protesto foi desencadeado pelo Grupo Teatro do Oprimido, no qual cada participante tornou-se um integrante da performance. Os manifestantes, vestidos de preto e alguns acorrentados, seguravam cartazes e declamam poesias para chamar a atenção da população.
De acordo com os organizadores, o objetivo é "mostrar que os ataques dos aparatos jurídicos e policiais às universidades atingem toda a sociedade com o objetivo de desmoralizar dirigentes inocentes e facilitar a privatização da educação pública”. Esses atentados precisam ter um fim, antes que ocorram novas tragédias, como o linchamento moral e o suicídio de Cancellier.”.
Cancellier foi preso no dia 14 de setembro. Após conseguir um habeas corpus, foi solto no dia seguinte, mas estava impedido de frequentar a universidade normalmente. Em 2 de outubro deste ano, ele cometeu suicídio. O velório foi realizado na UFSC e diversos órgãos e instituições realizaram homenagens póstumas desde então.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)