Nesta segunda-feira, 25, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para festejar a data, o Hemosc de Florianópolis programou diversas atividades durante todo o dia para homenagear os doadores de sangue.
O Hemosc faz parte da rede de unidades públicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece). De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), o hemocentro catarinense está entre os quatro melhores do país.
A estrutura do Hemosc, atualmente, em Santa Catarina, conta com um hemocentro central, em Florianópolis, seis hemocentros regionais (Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau), três postos de coleta (em Canoinhas, Jaraguá do Sul e Tubarão) e oito agências transfusionais.
No ano passado, o Hemosc coletou, em todo o Estado, 125 mil bolsas de sangue e fez 150 mil exames hematológicos. A meta para este ano de 2013 é obter 130.829 doações, sendo que de janeiro até a última quinta-feira, 21, o número de captações chegou a 110.365.
Do total captado durante esse ano, 49,17% referem-se a doadores assíduos que comparecem ao hemocentro no mínimo duas vezes por ano, 26,63% são de pessoas que doaram sangue pela primeira vez e 24,18% de doadores esporádicos.
As doações espontâneas chegam a 83%. Os 17,59% restantes são de doadores vinculados a pacientes internados. “Esses indicadores projetam a hemorrede de Santa Catarina com uma das melhores do país”, ressalta Roseli Sandrin, chefe do Serviço Social do Hemosc.
Outros dados, segundo ela, também compravam isso. Enquanto a média nacional de doações relacionadas ao público ferminino é de 23%, em Santa Catarina a taxa ultrapassa os 38%. “Por isso é que a hemorrede catarinense tem o reconhecimento e é referência nacional”, complementa Roseli Sandrin.
› FONTE: Governo do Estado de SC