Para tentar coibir as fraudes da Black Friday, o Procon de Florianópolis está desde outubro monitorando o comércio para conferir se as ofertas anunciadas serão realmente cumpridas. Uma lista de produtos da linha branca, eletroportáteis e celulares tiveram seus preços registrados e devem ser comparados com os divulgados no próximo dia 24 em lojas, físicas e virtuais. A lista está disponível no site do Procon de Florianópolis.
“Durante a Black Friday, na próxima sexta-feira (24), os fiscais do Procon irão em todas as lojas anteriormente visitadas para conferir se houve elevação dos preços e se as ofertas anunciadas estão sendo cumpridas”, salientou o secretário de Defesa do Consumidor, Trabalho e Renda, Celso Sandrini.
Ele explicou, ainda, que a intenção é evitar as famosas promoções de “metade do dobro”, quando as lojas elevam o valor dos produtos para depois colocá-lo em oferta.
Caso seja constatada a fraude, por ferir o Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser autuada por propaganda enganosa, além de não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa.
“As lojas que forem flagradas cometendo alguma destas infrações serão autuadas e multadas, tendo até 10 dias para apresentar recurso”, explicou o diretor jurídico do Procon Municipal, Fábio Gongora.
Vale ressaltar que o consumidor que se sentir lesado ou constatar alguma oferta que não esteja sendo cumprida pode entrar em contato com o Procon Municipal. Basta levar os documentos pessoais e outro que comprove a fraude, como nota fiscal, vale até mesmo uma imagem da oferta, para abrir um atendimento e fazer a reclamação.
10 dicas do Procon para aproveitar a Black Friday
1. Faça uma lista dos produtos que quer comprar.
2. Estipule um limite de gasto (para não estourar o orçamento).
3. Acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos.
4. Verifique se o site é brasileiro. Cuidado com os que são ".com". Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos, nem sempre informados ostensivamente, (procure informações sobre o site na aba "Quem somos/sobre nós"). Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.
5. Esteja atento, porque há sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto.
6. É importante verificar a reputação do fornecedor.
7. O consumidor tem sete dias a partir da compra/entrega para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (por internet ou telefone).
8. Verifique antecipadamente a política de troca da empresa.
9. Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais.
10. Consulte sempre a página oficial da loja.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF