Na última quarta-feira, 15 de novembro, as ruas do centro histórico de Florianópolis tiveram o silêncio corriqueiro dos feriados e finais de semana interrompido. Um grupo de aproximadamente 40 comerciantes fizeram um mutirão de limpeza na região. A ação foi organizada pelo Núcleo do Centro Histórico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis e contou com apoio da Autarquia Melhoramentos da Capital e da Polícia Militar.
De acordo com o empresário e diretor de Desenvolvimento da CDL, Rafael Salim, a ideia veio da necessidade de tornar o ambiente mais limpo e agradável. Os comerciantes lavaram calçadas, tiraram o lixo e pintaram fachadas de lojas. O empresário Giorgio Senatori, que também participou do mutirão, destacou o caráter de cooperação e boa vontade mútua entre os integrantes.
Ambos ressaltaram que a atividade também foi uma forma de chamar a atenção do poder público para tirar do papel o projeto de revitalização da área. Salim comentou que o plano possui diversos pontos, um deles é o de trazer novas empresas, start-ups, para o centro histórico da cidade.
A região repleta de prédios históricos em obras, como a Casa de Câmara e Cadeia e outros completamente abandonados e fechados há quase 10 anos, como a antiga escola Antonieta de Barros, mescla-se com a realidade de pessoas em situação de rua e construções de arquitetura recente.
Veja algumas fotos abaixo:
Mutirão ao longo do Calçadão João Pinto
Empresárias na Travessa Ratcliff
Ação em frente à antiga escola Antonieta de Barros
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) - Samantha Sant'Ana