O fuxico pode ser entendido como sinônimo de fofoca, mas não nesta quinta-feira (16), quando ocorre o 1º Encontro de Fuxiqueiras no Mercado Público, das 10h às 15h.Nesse dia, o fuxico mais importante é feito pelas artesãs com retalhos de tecido, costurados individualmente eles formam um tipo de flor usada para adornar e confeccionar outras peças. Todas as fuxiqueiras estão convidadas a levar suas peças e fazer seus fuxicos, a entrada é gratuita.
O evento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra que está sendo promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, entre outras entidades parceiras.
A arte de fazer flores com tecidos franzidos, popularmente conhecida como fuxico, teve sua origem nas senzalas. As escravas negras utilizavam sobras de pano das sinhás para costurar o fuxico e aproveitavam esse momento para fazer fofocas, por isso o nome. Ao passar do tempo, as pequenas trouxinhas de pano costurado foram ganhando espaço e viraram moda, colorindo tolhas de mesa, almofadas, bolsas, e o que a imaginação permitir.
Em Florianópolis o fuxico integra a história e a cultura da cidade e valorizar esta arte, fazendo com que a mesma ganhe novas artistas e passe de geração a geração é uma das intenções do encontro que busca ainda preservar a cultura afro-brasileira.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF