O empoderamento de idosos na escolarização da EJA. O trabalho colaborativo na oferta do Atendimento Educacional Especializado. A representação feminina e das questões relacionadas à violência dentro do gênero romance. A produção cinematográfica com as crianças na Educação Infantil. Esses são alguns dos trabalhos selecionados para se apresentarem no Congresso de Educação Básica 2018, o COEB.
O evento acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, o tema escolhido foi Docência na Sociedade Multitelas.
As inscrições foram divididas em três modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa, Relato de Experiência e Banner. Cada uma das modalidades recebeu trabalhos que giraram em torno de um dos três eixos: "Política e Gestão", "Currículo e Prática Pedagógica" ou "Formação Inicial e Continuada".
De acordo com o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o congresso tem como objetivo provocar mudanças práticas no cotidiano escolar. "Na sociedade da informação e da comunicação, devemos estar atentos, sempre, aos novos modos de acesso e de construção de aprendizagens internamente e fora dos muros escolares", ressalta.
Os trabalhos selecionados
Comunicação Oral de Pesquisa
-- Política e Gestão:
- Da tinta ao Braille: estudo das diferenças semióticas e didáticas dessa transformação no âmbito do Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa - CMU e do Livro Didático em Braille - Daiana Zanelato dos Anjos.
- Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia - Rosângela Kittel.
- Espaços e tempos coletivos de leitura literária na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis (SC) - Thamirys Frigo Furtado e Eliane Santana Dias Debus.
- O que significa mais tempo na escola? Sobre as políticas de jornada em tempo integral nos microcontextos das redes municipais de ensino - Vânio Cesar Seemann e Geovana Mendonça Lunardi Mendes.
-- Currículo ou Prática Pedagógica:
- O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC - Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado.
- Movimentos de mudança curricular nas experiências de educação integral em redes e escolas públicas de Santa Catarina - Edilene Eva de Lima.
- A brincadeira das e entre as crianças bem pequenas: implicações na constituição da linguagem e na participação em contexto de educação infantil - Joselma Salazar de Castro.
- Educação, comunicação e tecnologia nas dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina: indícios de uma prática pedagógica educomunicativa - Wanessa Matos Vieira.
-- Formação Inicial e Continuada:
- Formação continuada numa perspectiva da educação para a inteireza: uma necessidade do professor de creche - Dinorá Meinicke e Andréia Mendes dos Santos.
- Tomando a palavra... O processo de formação da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013) - Márcia Bressan Carminati.
- Educação Sexual em Debate nas Ondas da Rádio UDESC FM 100.1 Florianópolis: estudo de caso dos programas gravados de 2007 a 2015 como possibilidades para formação continuada - Marcia de Freitas.
Relato de Experiência
-- Currículo ou Prática Pedagógica:
- Embaixadores Culturais: a Língua Espanhola e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - Amalia Cardona Leites, Thiago Ribeiro Alves e Beatriz Margarita Luque.
- A brincadeira como eixo norteador de práticas pedagógicas - Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues.
- O Romance em foco: uma perspectiva da representação feminina e das questões relacionadas à violência - Claudia de Souza da Natividade Vieira.
- Cinema na Escola: construindo espaços de cidadania - Lélia Florisbal Pereira e Cristina Silveira dos Santos.
- O Alienista na Cultura Digital: relato de oficinas de integração de dispositivos móveis à disciplina de Português - Luciane Sandra dos Reis Ferreira e Sandra Dias da Luz.
- Naufragados, vivendo a história - Michela R. Espíndola.
- E Agora? Eu vou para a escola. A produção cinematográfica com as crianças na Educação Infantil - Monique Cristina Gelsleuchter.
- Paisagens mapeadas: um relato sobre as aulas de Artes - Thaís Tressano Filó.
-- Formação Inicial e Continuada:
- Creche e Universidade desenham juntas uma proposta de estágio a partir do novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Adriana de Souza Broering e Geysa Spitz Alcoforado de Abreu.
- Projeto de formação "As políticas educacionais na atualidade: limites e perspectivas" - Vânio Cesar Seemann, Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Marília Segabinazzi.
- O trabalho colaborativo na oferta do Atendimento Educacional Especializado - Rosângela Kittel e Ruth Mary Pereira dos Santos.
Banner
-- Currículo ou Prática Pedagógica:
- Quando o projeto doutoral vira sandwich em Portugal: intercambiando ideias e permitindo aproximações entre pensamento crítico e educação emancipatória - Mônica Wendhausen, Sônia Melo e Rui Marques Vieira.
- Dialogar, observar, conhecer: ampliando nossos conhecimentos - Angela Dirce Vieira Magliocca, Pamella Tolentino e Gilda Maria Búrigo Espíndola.
- A lenda das areias: alunos com deficiência tornam-se protagonistas através do teatro de sombras - Elaine Cristina Pamplona Seiffert, Julia Fernandes e Ana Paula Garcia Boscatti.
- Entre Espaços e Tempos, novos desafios! - Elis Regina da Silva Grudzien e Camila Mendes de Jesus Mioranza.
- A magia de programar: uma introdução a programação - Giselle Araújo e Silva de Medeiros.
- Trilhando na Ilha da Magia: do Homem do Sambaqui à Etnomatemática - Jeanice Back Andrade e Renata C. Conceição.
-- Formação Inicial e Continuada:
- Desenvolvimento de exergames por professores não programadores - Luciano Kercher Greis e Fernando Luiz Cardoso.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF