Ações e práticas em sala de aula é o tema do quarto seminário de música da rede municipal de ensino de Florianópolis que ocorrerá no dia 30 de outubro. Há 125 vagas e as inscrições podem ser feitos por meio do site da Secretaria de Educação: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/. Clicar no banner “formação permanente”. O seminário é aberto para educadores e estudantes de todas as áreas e de todas as escolas públicas ou privadas. O evento será realizado das 8h às 12h e das 13h às 21h no auditório do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O objetivo é refletir sobre o trabalho de educação musical que acontece de forma curricular na rede municipal, desde 1998. Para isso, haverá troca de experiências com profissionais diversos, como universitários, gestores e professores de outras áreas do conhecimento e redes de ensino.
O conteúdo programático possui: música e interdisciplinaridade; música e as especificidades dos anos iniciais no ensino fundamental; livro didático para o componente curricular artes; ensino de música e criação musical; educação musical inclusiva; e ensino de música e as novas tecnologias. Haverá uma série de relatos, mesa de debate com os professores formadores da área de educação musical da Udesc e minicursos.
Na rede municipal de ensino de Florianópolis há 32 professores de música. Eles se dedicam a dar aulas e realizar projetos para crianças do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.
Relatos
Professora Áurea Demaria Silva
Livro didático para o componente curricular arte: reflexões sobre o uso da Coleção Projeto Mosaico em aulas de música para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Professora Barbara Trelha
A inclusão de um aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas aulas curriculares de música no sexto ano: Um breve relato de experiência na montagem do musical " Os Saltimbancos".
Professor Ricardo Levi
Possíveis contribuições da Educação Musical para o desenvolvimento de Habilidades Sócio Emocionais.
Professora Bárbara Haas
Ensino de música envolvendo a criação musical com editores de áudio nos anos finais do Ensino Fundamental.
Professor Felipe Kruger
Criação de podcast como recurso pedagógico nas aulas de música.
Professor Rose Aguiar
Interdisciplinaridade: proposta metodológica e filosofia.
Professora Jaqueline Rosa
Revisitando Registros e Memórias: reflexões de uma professora sobre oficinas de música para crianças.
Professora Gislene Natera
A Música nos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: perspectivas de parcerias?
Professora Cláudia Tristão
Um barulho estranho na aula de música: relato de experiência com uma turma do 3o ano do ensino fundamental.
Professor Atos Witt Neto
Música e Alfabetização: considerações acerca do processo criativo na sonorização de histórias infantis e suas possíveis contribuições na leitura e interpretação de texto.
Minicursos
Voz e do Movimento: Uma nova escuta
Professora Bárbara Trelha
Aplicação Prática de Software Livre na Educação Musical: um convite à construção colaborativa de uma distribuição livre orientada à docência em Música.
Professor Gilberto André Borges
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF