De 23 a 27 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a Semana Lixo Zero nos seus 12 centros de ensino e na Reitoria. A abertura do evento ocorrerá no dia 23, às 19h, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, e contará com a participação de sete palestrantes internacionais (veja a relação abaixo).
Gratuita e aberta ao público, a Semana Lixo Zero é resultado da parceria do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o programa Udesc Sustentável.
O evento visa conscientizar as pessoas sobre a importância do aproveitamento máximo dos resíduos sólidos (recicláveis e orgânicos), assim como a redução do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários eou para a incineração.
De acordo com o diretor-executivo da ILZB, Gustavo Rittl, o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas em prol da responsabilidade socioambiental.
"Queremos estimular as pessoas a adotarem práticas sustentáveis e a trazerem soluções para reduzir drasticamente a produção de lixo na universidade", diz. A intenção. segundo ele, é transformar todos os campi da Udesc em locais lixo zero até 2022.
Especialistas estrangeiros
Até agora, sete convidados internacionais confirmaram sua presença no evento:
Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia biológica a granel em Portugal;
Ronni Kahn, criadora da OzHarvest, a principal organização de resgate de alimentos da Austrália;
Tia Kansara, especialista em design sustentável e co-fundadora da Kansara Hackney, na Inglaterra;
Jonathan Hannon, coordenador da Zero Waste Academy (ZWA), da Nova Zelândia, com foco na ecologia industrial e no metabolismo urbano;
Ugo Mattei, coordenador do Colégio Universitário Internacional de Turim, na Itália, cujo foco principal é o estudo multidisciplinar dos bens comuns;
Leslie Lukacs, fundadora e membro do Green Initiatives for Venues and Events (Give), organização dos Estados Unidos voltada a programas de sustentabilidade e resíduos sólidos;
Pal Martensson, fundador do Kretsloppsparken Alelyckan, o maior parque de reciclagem do mundo, localizado em Gotemburgo, na Suécia.
Mais informações podem ser obtidas no site da Semana Lixo Zero Udesc e com Gustavo Rittl pelo e-mail [email protected].
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc