O projeto Oratória nas Escolas, realizado na rede municipal de ensino de Florianópolis, terá a sua final nesta segunda-feira (2), às 19h30, na sede do Conselho Regional de Contabilidade. Quatro garotas passaram para esta etapa, representando as escolas Batista Pereira (Alto Ribeirão da Ilha), Almirante Carvalhal (Coqueiros), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) e João Alfredo Rohr (Córrego Grande).
A parceria do evento é entre a JCI Florianópolis (Junior Chamber International), Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.
A vencedora representará Florianópolis na etapa regional do concurso. Estimular o estudo e a reflexão de jovens e a mobilização da sociedade sobre temas de preocupação mundial. Esse é o objetivo do projeto “Oratória nas Escolas”. O tema da etapa municipal é “O que é ter sucesso na vida?”.
Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a iniciativa é de extrema importância para os estudantes. É uma forma pedagógica de aperfeiçoamento de interação entre as pessoas e de transmissão exata de uma mensagem. “Comunicar-se bem, e com conteúdo, deve fazer parte do dia a dia escolar”, acrescenta.
As meninas superpoderosas
As escolas municipais de Florianópolis estão sendo representadas por quatro meninas, que ganharam a competição dentro da unidade delas.
Na Almirante Carvalhal, Talita Duarte, do oitavo ano foi a escolhida. A menina tem 13 anos.
Mirelle Alessandra da Silva, 15 anos, disputa o título pela João Alfredo Rohr. Ela é estudante do nono ano.
No oitavo ano, Maria Victória Impalea Gianuca Sampaio pertence a Brigadeiro Eduardo Gomes. Ela tem 14 anos.
Também com 14 anos, Julia Eduarda dos Santos Flausino representa a Batista Pereira. A estudante é do oitavo ano.
Humor e educação
Convidada especial do evento, a atriz Giovana Fagundes irá fazer uma apresentação de stand-up para todos os presentes. Entre os temas, estão internet, comunicação, família e claro, educação. Caco Melo, colega de Giovana, também fará uma participação no show de humor.
A atriz, que fará a apresentação sem cobrar cachê, aceitou participar do evento porque achou a iniciativa muito interessante. “Tenho vontade de desenvolver um projeto nesses moldes, voltado para a oratória e para ajudar crianças a terem uma melhor desenvoltura”, explica. “A vida é uma via de mão dupla, a gente doa um pouco e recebe de volta”.
Serviço
O quê? Final da etapa municipal do concurso Oratória nas Escolas 2017
Quando: Segunda-feira, 2 de outubro, às 19h30
Onde: CRC-SC - Conselho Regional de Contabilidade - Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900 – Centro
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF