O objetivo é preparar a administração pública para gerenciar crises no município
A Defesa Civil de São José está trabalhando no desenvolvimento do Plano de Gestão de Gerenciamento de Crise do município. O objetivo é preparar a estrutura da administração pública para atuar de forma articulada em situações de emergência. Segundo o chefe da Defesa Civil, major Hilton Zeferino, o sistema que está sendo pensado para São José é inédito no Brasil. “Vamos servir de modelo para muitos lugares”, afirma.
Para a implantação do Plano, secretários e gestores do Município estão participando do curso de Sistema de Comando de Operações, baseado no modelo norte-americano de gerenciamento em situações de desastres (Incident Command System). O chefe da Defesa Civil explica que foco do encontro é preparar a administração pública, através dos secretários, para a prevenção de desastres naturais. “O objetivo é ordenar ações e controlar demandas de forma técnica e bem definida, proporcionando um gerenciamento integral das ações”, assinala.
Durante o curso, é repassado aos gestores informações sobre o que cada área deve fazer em caso de catástrofes. Segundo o major Hilton, é importante que todos tenham previamente estes conhecimentos e estejam preparados para tomar as melhores decisões em caso de um desastre natural.
Outro ponto do treinamento é o desenvolvimento de cenários de crises. Estes exercícios são importantes para que todos possam estar preparados para eventualidades, pensando em detalhes das operações, calculando tempo de alinhamento das demandas e a melhor forma para resolver os problemas. “Em situações de crise, precisamos fazer o máximo no mínimo de tempo”, resume o major.
› FONTE: Prefeitura de São José