A interseção das rodovias SC-406 (Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga) e SC-405 vai sofrer duas alterações a partir desta terça-feira (12), em razão das obras de construção de Elevado do Rio Tavares.
A nova pista permanente de pavimentação asfáltica, de 80 metros, que desviará o tráfego de mão dupla na SC-405, sentidos Centro-Sul da Ilha, e vice-versa, naquela altura, será aberta. Já a parada obrigatória na SC-406 para acesso à SC-405, para quem precisar ir do Rio Tavares para o Sul da Ilha, passará a ser feita uns 15 metros à frente.
Tudo isso porque o canteiro de obras do pilar 1 da base do Elevado - o primeiro de 12 pilares, mas que será edificado por último - se dará no terreno da antiga pista. Cabendo informar que a nova via pública foi feita sobre parte de área que precisou ser desapropriada pela Prefeitura.
Antes do início da construção do pilar 1, no entanto, será dada continuidade ao estudo arqueológico nos 20 metros quadrados correspondentes à área desta parte da obra. A previsão é a de que o trabalho seja realizado pelos próximos 45 dias.
Andamento das obras
Até o momento, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Florianópolis, além de construídos 11 dos 12 pilares e fundações da base do Elevado, já foi executado o primeiro dos três segmentos da plataforma, a base da pista em si, do trecho de 66 metros do final para o começo (sentido Sul da Ilha-Centro). Agora, está em andamento a montagem do escoramento em madeira do segundo segmento, de 62 metros, sendo que toda a extensão da pista é de 225 metros.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF