Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha de Multivacinação começa nesta semana

Publicado em 06/09/2017 Editoria: Saúde Comente!


Foto: Divulgação - SMS

Foto: Divulgação - SMS

A Campanha Nacional de Multivacinação começa na próxima terça-feira (12), com o objetivo de mobilizar os pais ou responsáveis a levar crianças e adolescentes aos centros de saúde para atualização do cartão de vacinação. Neste ano, a campanha vai até o dia 22 de setembro, com dia D marcado para o dia 16 de setembro. O público-alvo são menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Os adolescentes foram incluídos porque este grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência à vacinação. A campanha busca a atualização de 14 vacinas para as crianças e cinco para adolescentes. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Florianópolis, esta estratégia é especialmente importante na cidade, já que as metas de coberturas vacinais não têm sido alcançadas nos últimos anos e vêm piorando gradativamente. O que gera um grande contingente de pessoas desprotegidas contra doenças imunopreveníveis.

Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada. O lançamento dessa campanha também marca os 44 anos do Programa Nacional de Imunização, responsável pela erradicação da poliomielite no Brasil e a redução drástica de doenças.

Salas fechadas

Os pacientes do centro de saúde do Pantanal devem procurar as unidades do Córrego Grande ou do Saco dos Limões para a vacinação. No entanto, no dia D o Pantanal terá vacinação como posto volante. No Itacorubi, nas manhãs de terça-feira, haverá apenas vacinação da BCG, já que a unidade é de referência para essa vacina. Demais dias serão feitas todas as vacinas da campanha.

No Sul, os pacientes do Alto Ribeirão podem procurar a unidade do Ribeirão da Ilha, mas todos os centros de saúde estão orientados para que acolham os pacientes. Já no Continente, pacientes da Vila Aparecida devem procurar o centro de saúde de Coqueiros.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários