Um grupo de alunos de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou na tarde desta segunda-feira, 18, da sessão ordinária na Câmara Municipal de Florianópolis, para conscientizar os vereadores sobre o Projeto Prosseguir, que promove uma campanha pela implantação de um crematório público em Florianópolis.
A campanha é uma iniciativa de 33 estudantes do quinto termo e integra a disciplina de Políticas Públicas, ministrada pelo professor Leonardo Secchi, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Durante a sessão, o vereador Pedro Silvestre de Assis, o Pedrão - também acadêmico do curso de Administração Pública da Udesc Esag - apresentou na tribuna um relatório elaborado pelos alunos sobre o Projeto Prosseguir.
Carta de apoio
Durante a sessão foi elaborada uma carta de indicação, com assinaturas de apoio de vereadores, para ser anexada ao relatório do projeto.
O próximo passo dos estudantes é a apresentação do relatório ao prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, em audiência com data a ser definida.
Fundamentado em um documento que aprofunda a questão por aspectos diversos - históricos, religiosos, econômicos, ambientais, legais - o Projeto Prosseguir busca mobilizar opinião pública e gestores de Capital pela implantação de um crematório público municipal em Florianópolis.
A campanha dos estudantes se apoia em dois pontos principais: a necessidade da Capital encontrar alternativas para a saturação de suas necrópoles e a indicação dos crematórios como recurso mais ético, moral, técnico e ambientalmente adequado para o destino dos corpos humanos.
Em outubro, o prefeito Cesar Souza e o secretário municipal de Serviços Públicos, Acácio Garibaldi, já se declararam receptivos à iniciativa, quando o Projeto Prosseguir ganhou destaque nos telejornais de duas emissoras locais.
Além da articulação junto ao poder público, o Projeto Prosseguir está realizando uma consulta popular sobre o tema: a pesquisa de opinião on-line pode ser acessada pelo link http://bit.ly/1apgRQa.
› FONTE: Imprensa UDESC