A Biblioteca Municipal está localizada no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis / Foto: Divulgação - PMF
A prefeitura municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, desenvolve o "Viajando com e nas palavras – formação de leitores na educação básica". O projeto beneficia crianças e adolescentes, promovendo uma ação dinamizadora de leitura e contação de histórias.
A professora Rosetenair Feijó Scharf, assessora pedagógica do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias da SME (DEBEC), foi quem criou o projeto e quem o administra. Recentemente, a Biblioteca Central recebeu a turminha de crianças de três anos da Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Pantanal.
"A literatura promove experiências significativas, oportunizando o desenvolvimento da estética, das linguagens, das sensações, de fantasias, imitações, emoções, aventuras e criatividade", explica Rosetenair, que é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha na Rede Municipal de Florianópolis desde 1981.
As duas ações
O projeto possui duas ações: em uma delas, a unidade educativa interessada vai até a biblioteca central para conhecer o espaço, escutar histórias e leituras de diversas narrativas, promovendo momentos de expressividade corporal e ampliação do repertório linguístico, literário e cultural.
Na outra ação, a professora se desloca até a unidade, para conversar sobre literatura e sobre a importância dos livros com a criançada, além de também contar histórias.
Como principal critério para participar destes momentos a unidade educativa precisará se agendar com antecedência, mandando um e-mail para [email protected], dizendo que possui interesse.
As visitas
Durante o primeiro semestre, Rosetenair visitou a Escola Básica Beatriz de Souza Brito, no Pantanal; a Creche Celso Ramos, na Prainha; a Creche Abraão, no bairro Abraão; e a creche conveniada Vó Inácia, no Campeche.
De acordo com a professora, para este semestre, já estão marcadas duas visitas das crianças da Creche Lausimar Maria Laus na biblioteca central. Para setembro, mas ainda sem data definida, a Creche Rosa Maria Pires e novamente as crianças da Creche Nossa Senhora Aparecida também participarão do projeto.
Também em setembro, Rosetenair visitará o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria Salomé dos Santos e a Creche Hassis. No mês de outubro, estará na Escola Básica Maria Conceição Nunes, no NEI Santo Antônio de Pádua e na Escola Desdobrada Costa de Dentro.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)