Nesta segunda-feira (14) o Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia os trabalhos para elaboração do estudo de reestruturação do atual sistema de transporte coletivo de Itajaí. Os resultados serão modernização viária, definição do modelo de transporte público e contratação definitiva da nova concessionária.
Serão 15 meses de levantamento de dados, pesquisa de campo e conversas com a comunidade para desenvolver, pela primeira vez, um trabalho técnico e especializado sobre o transporte público. Cerca de 25 profissionais da universidade federal estarão envolvidos no estudo. Ao longo desse período, o LabTrans já entregará resultados, sendo que o produto final será a conclusão de todos os documentos necessários para abertura do processo licitatório.
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni destaca que o transporte público é um serviço essencial e que a população precisar estar satisfeita. “O modelo antigo de transporte público já está vencido, obsoleto. Quais são as mudanças que a cidade precisa fazer no sistema viário para que possamos ter um novo sistema e atrair novos usuários ao transporte público?”, comenta o prefeito.
Com o estudo do LabTrans, um novo cenário que deverá atrair novos usuários, reorganizar o trânsito e contribuir com a melhora da qualidade de vida da população. O objetivo é que o sistema se torne viável economicamente, sustentável e de boa qualidade para os usuários. “Faremos todo o levantamento dos custos operacionais e tarifários, criação de sistemas inteligentes de transporte e georreferenciamento de dados. É uma revisão minuciosa da atual operação do transporte coletivo e a proposta de um novo modelo para licitação”, detalha o coordenador do estudo, Rodolfo Nicolazzi Phillipi, professor da UFSC.
A partir das diretrizes do estudo técnico, o LabTrans entregará o edital de licitação para contratação da concessionária do transporte público. A expectativa é que Itajaí se torne referência para todo o estado.
A contratação do LabTrans é uma parceria com a Fundação de Pesquisas Socioeconômicas (Fepese). O laboratório é referência na realização de estudos e projetos nas áreas de logística e transportes, especialmente no planejamento, organização e operação de sistemas de transporte. O LabTrans tem forte atuação em governos municipais, estaduais e federal.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)