Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

História de autores catarinenses é selecionada em projeto audiovisual

Publicado em 11/08/2017 Editoria: Cultura Comente!


"História das Rodas de Chimarrão", de autoria do professor Cesar Luis Theis, de Guarujá do Sul (SC), é uma das histórias escritas por moradores de cidades com até 20 mil habitantes selecionadas pela sexta edição do projeto para serem transformadas em filme. Os 15 autores participam da Oficina de Realização Audiovisual no Rio de Janeiro entre 14 e 27 de agosto.

A lida solitária do homem campeiro, o manto branco da geada, o gosto amargo e quente do mate e a prosa em torno das rodas de chimarrão temperam uma das mais novas histórias do Revelando os Brasis: "História das Rodas de Chimarrão", de Cesar Luis Theis, morador de Guarujá do Sul, em Santa Catarina, será transformada em filme pela sexta edição do projeto. Na ficção, o autor resgata lembranças da relação familiar e dos laços de convivência entre neto e avô ao mesmo tempo em que retrata a nostalgia da infância e da vida simples do campo.

Quinze histórias do interior brasileiro, vindas de pequenos lugares espalhados por todas as regiões do país, compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Contadas por moradores de cidades com até 20 mil habitantes, as histórias (verdadeiras e inventadas) foram selecionadas no último Concurso Nacional de Histórias do projeto.

O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar suas próprias histórias em filmes. Realizado pelo Instituto Marlin Azul, com  o patrocínio da Petrobras, o projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil.

Os autores participarão de oficinas de realização audiovisual, no Rio de Janeiro, entre 14 e 27 de agosto, onde estudarão todas as etapas de produção e depois voltarão para os municípios de origem para transformar as histórias em filmes. A lista dos selecionados está disponível abaixo e no site www.revelandoosbrasis.com.br

Todas as cinco regiões brasileiras têm representantes selecionados nesta nova edição: Nordeste (05), Sudeste (05), Norte (02), Sul (02) e Centro-Oeste (01). Doze estados têm histórias escolhidas: Bahia (02); Minas Gerais (02); Espírito Santo (02); Alagoas (01); Ceará (01); Pará (01); Mato Grosso (01); Paraíba (01);Rio Grande do Sul (01); Santa Catarina (01); São Paulo (01) e Tocantins (01).

A sexta edição selecionou histórias vindas das seguintes cidades: Lençóis e São José do Jacuípe (Bahia); Barroso e Urucuia (Minas Gerais); Laranja da Terra e Vargem Alta (Espírito Santo); Bom Jesus do Tocantins (Pará); Quebrangulo (Alagoas); Icapuí (Ceará); Nossa Senhora do Livramento (Mato Grosso); São Domingos do Cariri (Paraíba); Antônio Prado (Rio Grande do Sul); Guarujá do Sul (Santa Catarina); Águas de Lindóia (São Paulo) e Arraias (Tocantins).

Oficinas

Os autores das histórias selecionadas participarão das Oficinas Realização Audiovisual no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 27 de agosto. O curso é composto por aulas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, direção de arte, fotografia, som, edição/ finalização, pesquisa, mobilização comunitária e direitos autorais. Neste período os autores transformam suas histórias em roteiro, elaboram um plano de produção e se preparam para dirigir o filme.

Os filmes

Após as oficinas, os selecionados retornam as suas cidades para transformar as histórias em filmes com até 15 minutos, com a participação da comunidade. Na pré-produção, os diretores mobilizam os moradores interessados em integrar a equipe local. Nas filmagens, os autores e a equipe contam com o apoio de profissionais contratados pelo projeto.

Nas cinco primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2016, foram produzidas 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Os filmes realizados são lançados nas comunidades e nas capitais dos estados selecionados através do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios.

Ainda na fase de difusão do projeto, os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. As produções também são exibidas no programa de TV Revelando os Brasis, realizado em parceria com o Canal Futura.

Números do Revelando os Brasis

• 3.452 inscrições foram contabilizadas em todas as edições do Concurso Nacional de Histórias do projeto;

• 180 obras, entre documentários, ficções e animação, foram produzidas em cinco edições;

• 275 sessões de lançamento dos filmes foram realizadas nas cidades e capitais dos estados durante as cinco edições do Circuito Nacional de Exibição.

Saiba mais:

O Instituto Marlin Azul é uma entidade sem fins lucrativos com sede no Espírito Santo. Criada há 18 anos, a instituição promove ações e projetos comprometidos com a cultura, a arte e a educação através da democratização do acesso aos bens culturais audiovisuais. Em parceria com órgãos públicos, instituições sociais e organizações privadas, o Instituto desenvolve projetos de formação, produção e difusão audiovisual para todos os públicos.

Os selecionados

Nome: Andrea Guanais Bezerra

História: Chica

Cidade/Estado: Lençóis/Bahia

 

Nome: Carlos Henrique da Costa

História: A Aventura da Primeira Bicicleta

Cidade/Estado: Águas de Lindóia/São Paulo

 

Nome: Cesar Luis Theis

História: História das Rodas de Chimarrão

Cidade/Estado: Guarujá do Sul/Santa Catarina

 

Nome: Eliabe Crispim da Silva

História: O Pescador de Memórias

Cidade/Estado: Icapuí/Ceará

 

Nome: Geilane de Oliveira Souza

História: Uma Escola Diferente

Cidade/Estado: São José do Jacuípe/Bahia

 

Nome: Joelson de Oliveira Silva

História: Nega da Costa – Uma Cultura Popular na Terra de Graciliano Ramos

Cidade/Estado: Quebrangulo/Alagoas

 

Nome: Jurandir Antônio Nunes Amaral

História: Vivenciando a Cultura do Quilombo Mata Cavalo

Cidade/Estado: Nossa Senhora do Livramento/Mato Grosso

 

Nome: Lucrécia de Moura Dias

História: A Sússia

Cidade/Estado: Arraias/Tocantins

 

Nome: Marcelo Rodrigues dos Santos

História: Carambola – O Destino de um Povo

Cidade/Estado: Urucuia/Minas Gerais

 

Nome: Maria Odete Meotti de Bairros

História: Filó Italiano

Cidade/Estado: Antônio Prado/Rio Grande do Sul

 

Nome: Maria Patrícia de Aquino Lima

História: Rasga Mortalha

Cidade/Estado: São Domingos do Cariri/Paraíba

 

Nome: Paulo Alexandre Coelho

História: Jacaré, o Boi Cavalo

Cidade/Estado: Barroso/Minas Gerais

 

Nome: Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira

História: Franz Seibel: o Surgimento da Fotografia Pomerana

Cidade/Estado: Laranja da Terra/Espírito Santo

 

Nome: Robson Messias Lucas Santos

História: A Guerreira Gavião

Cidade/Estado: Bom Jesus do Tocantins/Pará

 

Nome: Sheila Márcia Altoé

História: A Viagem do Seu Arlindo

Cidade/Estado: Vargem Alta/Espírito Santo

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários