"Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito..." Hoje, 20 de julho, é o dia internacional da amizade e ainda que seu melhor amigo more em outra cidade ou mesmo se você não tiver um amigo, a "Canção da América" tem muito a te dizer.
Segundo o próprio Milton Nascimento, “essa música serve pra qualquer coisa que você pensar, alegre, triste, falta de gente, gente chegando, tudo”.
Talvez você não saiba, mas a “Canção da América” é uma tradução da original “Unencounter”, composta por Milton Nascimento em inglês numa homenagem ao seu amigo sul-africano, Ricky Fataar. Ela pode ser encontrada no álbum Journey To Dawn, de 1979.
Mais tarde, a canção foi regravada por diversos artistas, Elis Regina, grupo 14 Bis, Daniel e pelo próprio Milton. “Unencounter” em português quer dizer “Desencontro” e a primeira estrofe difere do trecho conhecido pela maioria dos brasileiros. Em entrevista ao Programa Altas Horas, Milton Nascimento e o amigo, Ricky Fataar, contam mais detalhes sobre essa história.
Nos vídeos abaixo você pode ouvir as duas versões.
Canção da América
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração
assim falava a canção que na América ouvi
(...)
Unencounter – (Desencontro)
Por que você também deixou esta cidade, meu amigo?
Você se lembra daquela canção
A música que você cantou para mim
Perguntando sobre os amigos
Que estavam deixando a cidade?
(..)
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)