O Centro Educacional Municipal Luar e a Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel foram escolhidas para receber um projeto-piloto de segurança pública. Com o tema "Drogas no entorno da escola", a atividade tem como objetivo trabalhar a prevenção e será desenvolvido em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, secretarias municipais de Segurança, Saúde, Assistência Social, Educação e Fundação de Esporte.
A iniciativa é do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que atua desde 2013 na discussão e planejamento das questões envolvendo segurança no município. A expectativa é ampliar a ação para outras escolas de São José.
A secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, explica que o projeto surgiu das solicitações feitas pelos diretores das unidades de ensino.
A demanda foi trazida pelo promotor de Justiça, Jádel da Silva Júnior, ao GGI com o desafio de elaborar um projeto para suprir as necessidades de cada escola, respeitando suas características específicas e as ações planejadas a partir delas. A proposta geral foi discutida em uma primeira reunião, sendo que agora cada órgão trabalha no detalhamento do projeto.
A secretária municipal de Educação, Méri Hang, avalia que o projeto vem somar às ações desenvolvidas na rede com o apoio dos setores da secretaria. Neste contexto, uma primeira ação foi realizada na Casa do Educador, onde se reuniram diretores das unidades de ensino, sob a coordenação do EMFRENTE (Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto Juvenis). Na ocasião, o delegado regional de São José, Fabiano Ribeiro da Rocha, falou sobre "Segurança nas Escolas".
Rocha destacou que o projeto-piloto será trabalhado na linha da prevenção. "Para esses adolescentes, ainda tenho a visão sonhadora de que é possível a recuperação com políticas públicas de prevenção para que eles cheguem à fase adulta como cidadãos, reconhecendo os valores éticos, sociais, morais e respeito ao próximo. O papel dos profissionais da educação, portanto, é fundamental como os primeiros garantidores de direitos das crianças e adolescentes", assinalou.
O diretor da Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, João Gualberto de Mesquita, ressaltou que acredita nos projetos envolvendo alunos e que a escola contribuirá com mais essa ação em benefício da comunidade. A diretora do CEM Luar, Suziane Maria Gesser, confia no sucesso da atividade.
"Acredito que a educação é o primeiro passo, pois é na escola que o aluno deve ficar. Ali ele terá oportunidade de aprender a não se envolver com drogas e se manter longe de encrencas. Conversamos muito com os adolescentes e é importante dar abertura para que venham pedir ajuda, tanto que confiam e desabafam. Eles precisam estar ocupados com coisas boas, culturais e desportivas, para sair da ociosidade", aponta Suziane.
A reunião do GGI, que discutiu a criação do projeto-piloto nas escolas, foi acompanhada pelo diretor de Integração da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Rogério Martins, que veio a São José conhecer o modelo de trabalho realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada.
De acordo com ele, São José é hoje uma referência no estado no trabalho integrado das forças de segurança pública, além de ser um dos poucos municípios a contar com Plano Municipal de Segurança alinhado com o Governo Federal.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)